Mercados

Mercado sobe por otimismo com balanços; Alcoa avança

No entanto o termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,16%, mesmo com investidores apostando numa forte temporada de balanços corporativos

Balanço da Alcoa atrai investimentos (Divulgação)

Balanço da Alcoa atrai investimentos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2011 às 14h13.

Nova York - Os índices Dow Jones e Standard and Poor's 500 subiam nesta segunda-feira, com investidores apostando numa forte temporada de balanços corporativos, que se inicia com a divulgação dos resultados da Alcoa , prevista para após o fechamento dos mercados.

Às 13h30 (horário de Brasília), o Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançava 0,31 por cento, para 12.418 pontos. O S&P 500 ganhava 0,07 por cento, para 1.329 pontos.

Mas o termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,16 por cento, para 2.775 pontos.

Os lucros das companhias listadas no S&P 500 devem crescer 11,4 por cento na comparação anual, de acordo com dados da Thomson Reuters, o que vem gerando otimismo e contribuindo para os recentes ganhos do mercado, apesar da turbulência em regiões produtoras de petróleo e desastres no Japão.

O índice S&P 500 acumula valorização de 5,8 por cento desde o início do ano, levantando especulações de que parte do crescimento nos lucros corporativos já tenha sido precificada nas ações.

Os papéis da Alcoa subiam 0,8 por cento. A fabricante de alumínio é a primeira componente do Dow Jones a reportar balanço, e estima-se que a empresa registre aumento tanto no lucro quanto na receita. JPMorgan Chase e Google devem divulgar seus resultados no final desta semana.

"As principais companhias que divulgam resultados nesta semana vão nos dar uma boa ideia do que esperar nesta temporada, e se tivermos outras empresas nessa linha isso poderia ser o catalisador que finalmente traria mais pessoas de volta ao mercado", disse Mike Shea, sócio-gestor e operador da Direct Access Partners LLC, em Nova York.

O índice de volatilidade da CBOE despencava 6,2 por cento.

A NYSE Euronext rejeitou no domingo uma oferta conjunta do Nasdaq OMX Group e da IntercontinentalExchange , afirmando que está avaliando uma proposta anterior feita pela Deutsche Boerse AG .

As ações da NYSE caíam 1,9 por cento, as da Nasdaq OMX cediam 1 por cento. Os papéis da ICE subiam 0,7 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAlcoabolsas-de-valoresEmpresasEmpresas americanasEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroNasdaqNyse EuronextPaíses ricosSiderurgia e metalurgia

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap