Mercados

Mercado avalia Alcoa, IGP-M e indústria no Brasil e Alemanha

Empresa americana publicou números acima do esperado na terça-feira à noite


	Alcoa deu início à tempora de resultados de peso nos Estados Unidos
 (Sean Gallup/Getty Images)

Alcoa deu início à tempora de resultados de peso nos Estados Unidos (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 04h48.

São Paulo – A quarta-feira começa para os mercados com a repercussão dos balanços da Alcoa (AA), a primeira integrante do índice Dow Jones a apresentar o balanço do quarto trimestre de 2012. Os números foram publicados ontem à noite e tiveram uma reação inicial positiva.

No Brasil, o primeiro evento a ser acompanhado é a primeira prévia mensal do IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) de janeiro. A projeção da MCM Consultores é de um avanço de 0,45%, contra 0,5% da medição de dezembro. Os são publicados pela FGV, às 8h.

O IBGE traz a pesquisa industrial mensal (regional) para novembro, às 9h, além do 3º prognóstico para a Safra 2013 e o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de novembro.

O Banco Central publica o levantamento mensal IC-br de dezembro, que acompanha o preço das commodities. A MCM espera um crescimento de 1,1%. Em novembro a alta foi de 0,68%.

Alemanha

Na zona do euro, o destaque vai para a produção industrial na Alemanha, a maior economia da região. A expectativa do mercado é de um crescimento de 1% em novembro, contra uma queda de 2,6% outubro, e uma queda anual de 2,9% na comparação com o ano anterior.

EUA

Nos Estados Unidos, o mercado acompanha a publicação do índice de Solicitações de empréstimos hipotecários (MBA), às 10h, e o nível semanal dos estoques de petróleo.

Resultados nos EUA

Nos Estados Unidos, o calendário de resultados trimestrais que começou nesta semana continua, mas sem um grande destaque. Depois da publicação dos números da mineradora Alcoa, que deu início à temporada na terça-feira após o fechamento dos mercados e que foi bem recebido, o principal evento será o balanço do banco Wells Fargo, programado para o dia 11, sexta-feira. A expectativa do consenso, segundo o site Briefing.com, é de um crescimento de aproximadamente 20% no lucro líquido por ação.

A Alcoa, a primeira integrante do muito acompanhado índice Dow Jones a mostrar os resultados do quarto trimestre, voltou ao positivo e apresentou um lucro líquido de 242 milhões de dólares, ou 21 centavos de dólar por ação. A empresa disse que a fraca economia global afetou a demanda por alumínio, que é utilizado em tudo desde aviões até latas de bebidas. Ainda assim, a estimativa traçada é de um aumento de 7% na demanda em 2013, acima dos 6% de crescimento do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF