Bolhas (Wikimedia Commons)
João Pedro Caleiro
Publicado em 17 de abril de 2015 às 16h49.
São Paulo - 54% dos investidores acreditam que o preço de títulos e ações está alto demais, de acordo com o Bank of America Merrill Lynch.
É a mais alta proporção desde que a pesquisa começou em 2003. Em relação especificamente a bolhas de ações, a preocupação é a mais alta da série que começou em 2000.
Foram ouvidos 145 gerentes de fundos que combinados, controlam US$ 594 bilhões em ativos.
O relatório também traz outros pontos de atenção. Desde 2009, não havia tantos investidores afirmando que o dólar está sobrevalorizado.
A perspectiva de uma alta de juros pelo Federal Reserve nos Estados Unidos ainda este ano tem impulsionado o dólar para um fortalecimento generalizado.
A trajetória é ainda mais significativa em relação a moedas de emergentes como o real, mas a pesquisa sugere que este movimento pode ser limitado.
Enquanto isso, o nível de investidores que consideram que o euro está subvalorizado atingiu um pico de 12 anos.
A queda da moeda europeia é um bom impulso para a economia do bloco e tem entre suas raízes o programa de expansão monetária do Banco Central Europeu (BCE).
É este programa, aliás, que está inflando o risco de formação de novas bolhas no mercado acionário, alertaram recentemente os principais institutos econômicos da Alemanha, Áustria e Suíça.