Mercados

Marfrig ganha força na bolsa em dia de pessimismo

Ações da Brookfield estendem perdas no ano com rumores de venda de quatro shoppings

Em 2011, os papéis da Marfrig amargam uma das maiores desvalorizações do Ibovespa, perdendo 42,5% (Divulgação)

Em 2011, os papéis da Marfrig amargam uma das maiores desvalorizações do Ibovespa, perdendo 42,5% (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 11h41.

São Paulo – O Ibovespa começa a semana estendendo para 17% suas perdas em 2011. Na mínima do dia, o principal índice da bolsa brasileira recuava a 1,1%, aos 57.585 pontos. No entanto, o mês de dezembro ainda oferece ganhos de 1,2% ao índice.

O fim de semana trouxe poucas novidades no front econômico, após o desfecho da cúpula da UE na última sexta-feira. Apesar dos esforços dos países do bloco de caminharem rumo a uma integração fiscal - e não apenas uma união monetária - permanecem as dúvidas quanto aos obstáculos que podem surgir nesse percalço e à inabilidade das linhas especiais de crédito europeias bem como do próprio Banco Central Europeu (BCE) para lidar com a crise das dívidas soberanas no curto prazo.

Além disso, os persistentes alertas das agências de classificação de risco azedam ainda mais o apetite dos investidores. Após a Standard & Poor's afirmar que continua provável o risco de um rebaixamento (downgrade) em série na Europa, a Moody's disse hoje que a ausência de medidas políticas decisivas mantém em uma fase crítica a situação no Velho Continente.

Por aqui, o mercado financeiro voltou a reduzir as previsões para a inflação oficial e a Selic em 2012, ao mesmo tempo em que diminuiu as estimativas para o crescimento da economia neste ano e no próximo, mostrou o relatório Focus do Banco Central (BC) nesta segunda-feira. O documento foi divulgado com atraso devido a problemas técnicos, segundo o BC.

A estimativa para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - referência para o regime de metas de inflação no Brasil - em 2012 caiu para 5,42%, ante 5,49% na semana anterior. A expectativa para 2011 ficou inalterada em 6,50%, exatamente no teto da meta do governo, que tem centro em 4,5% e tolerância de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

/libc/player/liquid3.swf

Marfrig

As ações ordinárias da Marfrig (MRFG3) operavam no campo positivo e valorizavam 1,7% na máxima do dia, negociadas a 8,94 reais no início da tarde.

A empresa anunciou o encerramento da unidade da Seara Alimentos em Jaraguá do Sul (SC), de produção de frango in natura e cortes desossados, com capacidade de produção de 9.000 aves/hora e 32 t/hora de ração. O complexo operava com 890 funcionários e 199 produtores de aves. Com o encerramento da operação em Jaraguá do Sul, o volume será recomposto pelo aumento da produção das unidades de Ipumirim (SC), Passos (MG) e Lapa (PR).

Segundo informações da companhia, a decisão teria sido motivada por custos logísticos, limitações estruturais da unidade e escassez de mão de obra local. "O distanciamento gradativo dos centros produtores de grãos, que encareceu a logística e gerou acúmulo volumoso de créditos de ICMS, somado à escassez de mão-de-obra local vivenciada nos últimos anos se tornaram verdadeiros desafios para a continuidade da atividade rentável na região", diz em nota o diretor de operações da Seara, Marco Antonio Siqueira.

Em 2011, os papéis da Marfrig amargam uma das maiores desvalorizações do Ibovespa, perdendo 42,5%.

Brookfield

Com uma desvalorização de 34,5% em 2011, as ações ordinárias da Brookfield (BISA3) passam por um pregão de desvalorização. Na mínima do dia, a queda dos papéis era de 2%.

De acordo com reportagem do Valor Econômico, a empresa estaria negociando a venda de quatro dos seus 12 shoppings. Segundo o jornal, estariam à venda um shopping em São Paulo, dois em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro.

O Botafogo Praia Shopping, no Rio, está sendo negociado com a Ancar, empresa que já detém 50% de participação no empreendimento. O Kinoplex Itaim, em São Paulo, poderá ser vendido à PDG. Já os shoppings em Minas Gerais estão sendo negociados com a BR Malls, informou o jornal.

A Brookfield estaria também interessada em transferir para terceiros a gestão do shopping West Plaza, em São Paulo.
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesAlimentos processadosB3bolsas-de-valoresCarnes e derivadosEmpresasEmpresas brasileirasMarfrig

Mais de Mercados

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Ibovespa sobe 1% com ajuda de Vale (VALE3); dólar fecha na casa dos R$ 6

Braskem anuncia R$ 614 milhões em investimentos para ampliar produção