Mercados

Lupatech ainda considera desinvestimentos

A empresa já anunciou a venda dos ativos de metalurgia das unidades Steelinject, por R$ 14 milhões, e da Microinox, por R$ 30 milhões

Companhia busca fortalecer a sua estrutura de financiamento (Eneida Serrano)

Companhia busca fortalecer a sua estrutura de financiamento (Eneida Serrano)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2012 às 13h25.

São Paulo - A empresa de serviços e equipamentos para o setor de petróleo e gás Lupatech considera realizar novos desinvestimentos mesmo com a operação de aumento de capital e incorporação da San Antonio Brasil, com a qual busca fortalecer a sua estrutura de financiamento.

"O nosso plano de levantar 150 milhões de reais em caixa para a companhia, através de desinvestimentos, continua e continuará a ser perseguido", disse o presidente da companhia, Alexandre Monteiro, em teleconferência com analistas, nesta terça-feira.

A empresa já anunciou a venda dos ativos de metalurgia das unidades Steelinject, por 14 milhões de reais, e da Microinox, por 30 milhões, e tem outros processos em andamento dentro do plano de desinvestimento.

O executivo participou de teleconferência sobre o aumento de capital de 700 milhões de reais e a incorporação da empresa San Antonio Brasil anunciado em 29 de dezembro .

De acordo com o memorando de entendimentos anunciado na semana passada, o BNDESPar e a Petros subscreverão, em dinheiro, até do 300 milhões de reais do montante total em conjunto.

O BNDESPar ainda poderá subscrever o aumento de capital com a utilização de créditos de debêntures, desde que garantidos recursos, em dinheiro, para o aumento de capital no montante mínimo de 350 milhões de reais. Já a GP Investments subscreverá um valor mínimo de 50 milhões de reais.

"O direito de conversão ao preço de 4 reais por ação será exercido pela BNDESPAR somente no contexto deste aumento de capital", informou a Lupatech, em slide apresentado na teleconferência.

A incorporação da San Antonio Brasil trará consigo uma dívida de 100 milhões de reais, a qual, segundo Monteiro, já está estruturada e não pressionará o fluxo de caixa de curto prazo da Lupatech.

Monteiro disse que espera que o acordo seja formalizado de 30 a 45 dias e que a estrutura de transação garante que a Lupatech terá "capex (investimentos) financiado e necessidades atendidas em 2012".


Segundo Monteiro a incorporação dos ativos da San Antonio no Brasil permitirá a racionalização e integração com as bases da Lupatech, sendo que as bases de Macaé (RJ) poderiam ser totalmente integradas em apenas uma, liberando outra para a venda.

"As sinergias de custo são o que vemos como ganhos que serão adicionados com bastante rapidez à companhia resultante", disse o executivo ao mencionar custos com pessoal, comerciais e administrativos.

A San Antonio Brasil atua no segmento de sondas de perfuração e serviços de intervenção e de poços e tem 1,6 bilhão em contratos firmes no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEquipamentos e peçasInvestimentos de empresasLupatechMáquinas e peçasMercado financeiroTítulos públicos

Mais de Mercados

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS

Amazon promete tentar manter preços baixos, mas tarifas podem aumentar custos para consumidores