Mercados

Lucro da Petrobras decepciona e ações caem na Bolsa

No terceiro trimestre, o lucro líquido registrado foi de 6,644 bilhões de reais

Petrobras: resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado (Paulo Witaker/Reuters)

Petrobras: resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado (Paulo Witaker/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 6 de novembro de 2018 às 11h06.

São Paulo - As ações da Petrobras registravam forte queda na manhã desta terça-feira. Por volta das 11h, os papéis preferenciais operavam em baixa de 3,44% e os ordinários, de 3,13%.

A companhia divulgou que teve lucro líquido de 6,644 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, uma de alta de 2.397% (25 vezes) ante o lucro de 266 milhões de reais no mesmo período de 2017, mas baixa de 34% ante o ganho de 10,072 bilhões de reais nos três meses imediatamente anteriores.

O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado. A estimativa da XP Investimentos era que a Petrobras apresentasse lucro de 11,53 bilhões de reais e o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização ) fosse de 35,73 bilhões de reais. No período, o EBITDA registrado foi de 32,76 bilhões de reais, 8,3% abaixo das estimativas.

“Diferenças dos resultados frente às nossas expectativas refletiram maiores gastos com importações de diesel e menores receitas com exportação devido à menor produção de petróleo, além de efeitos não recorrentes como o recentemente anunciado acordo de 3,5 bilhões de reais com o Departamento de Justiça dos EUA”, disse a XP em relatório.

Apesar do resultado abaixo do esperado, a equipe econômica da XP destaca que o resultado do terceiro trimestre não reflete um cenário de operações normalizadas para a estatal, uma vez que a empresa teve que aumentar sua participação no mercado de importações dado que operadores independentes enfrentam dificuldades sob o atual regime de subsídios ao diesel. Destaca ainda que a  produção de petróleo deve voltar a subir nos próximos trimestres com a conexão de novas unidades de produção no pré-sal. Diante deste cenário, a XP mantém a recomendação de compra das ações da Petrobras.

A equipe de analistas da Guide Investimentos também destacou que os resultados ficaram abaixo do esperado, mas os analistas seguem otimistas com as ações da companhia e afirmam que a empresa apresenta um valuation atrativo, que vem sendo negociada com 20% de desconto (4,6x EV/Ebitda) quando comparado aos seus pares, além disso a estatal é negociada abaixo do valor patrimonial do mercado (1,3x, enquanto a média é de 1,5x).

Apesar da queda das ações, no ano, os papéis preferenciais  da Petrobras acumulam alta de 71,39% na Bolsa e os papéis ordinários de 76,98%. Atualmente, o valor de mercado da estatal é estimado em 375,72 bilhões de reais, com isso a empresa é a mais valiosa da América Latina. 

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiroPetrobras

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF