Mercados

Lucro da Eletrobras supera expectativas e ações têm forte valorização

Analistas acreditam que os ganhos futuros esperados para a companhia elevem o valor pago em dividendos aos acionistas

Receita líquida da Eletrobras saltou 672% no primeiro trimestre, superando em 28,8% as projeções do mercado, segundo dados copilados pela Bloomberg (Tiago Queiroz)

Receita líquida da Eletrobras saltou 672% no primeiro trimestre, superando em 28,8% as projeções do mercado, segundo dados copilados pela Bloomberg (Tiago Queiroz)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2011 às 16h08.

São Paulo – Após divulgar uma receita líquida de 7,9 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2011, superando as estimativas do mercado, as ações ordinárias da Eletrobras (ELET3) chegaram a atingir forte alta na manhã do pregão desta terça-feira (21), embora parte dos ganhos tenha sido reduzida no início da tarde.

A Eletrobras registrou um lucro líquido consolidado de 1,285 bilhão de reais no primeiro trimestre de 2011, o que indica uma alta de 672,3% em relação aos 166,3 milhões de reais alcançados no mesmo período do ano anterior.

O resultado veio acima do esperado pelos analistas. “Acreditamos que as ações devem ter um bom desempenho hoje, principalmente os papéis ordinários que são beneficiados pela alta distribuição de dividendos resultada dos fortes ganhos registrados pela empresa”, estima a equipe de pesquisa do Itaú BBA, em relatório assinado pelos analistas Marcos Severine, Mariana Coelho e Marcel Shiomi.

No decorrer do dia, as ações ordinárias da Eletrobras atingiram a máxima de 21,49 reais, o que representa uma valorização de 4,01% frente à cotação de 20,66 reais vista no fechamento do pregão de ontem (20).

Diante do resultado, o Itaú BBA manteve sua recomendação outperform (performance acima da média do mercado), justificada pelo forte potencial de valorização da companhia, tanto para as ações ordinárias como para os papéis preferenciais de classe B (ELET6).

A instituição financeira projeta que as ações ordinárias da Eletrobras devem terminar 2011 cotadas a 47,20 reais. O valor representa um potencial de alta de 128,46% frente à cotação vista no encerramento da última sessão (20,66 reais).

Além disso, o Itaú BBA destaca ainda a melhoria contínua na comunicação da empresa com o mercado, particularmente através das demonstrações financeiras da companhia que permitem uma avaliação mais clara sobre o real valor da Eletrobras.

Segundo os analistas, os ganhos progressivos que poderão potencializar a ação da empresa serão provenientes de menores provisões, de uma maior utilização de créditos fiscais e da reversão da provisão de 1,1 bilhão de reais estimada para ocorrer após a revisão das concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasEletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasHoldingsMercado financeiroServiços

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol