Mercados

Lojas Renner despenca na bolsa com resultado “fora da moda”

Varejista viu maiores perdas com inadimplência e desaceleração nas vendas

Consumidores podem estar de olho em marcas de moda mais sofisticada, sugere analista (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Consumidores podem estar de olho em marcas de moda mais sofisticada, sugere analista (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2011 às 15h33.

São Paulo – O mercado não gostou dos resultados da Lojas Renner no terceiro trimestre deste ano. As ações (LREN3) despencam nesta sexta-feira e, no pior momento do dia, caíam quase 9%. Os investidores avaliaram com apreensão o aumento das perdas com o crédito ao consumidor e a desaceleração nas vendas.

A empresa mostrou um crescimento de 3,8% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual representa uma forte desaceleração com o avanço de 10,5% atingido um ano antes.

“As vendas nas mesmas lojas [abertas há 12 meses] ficaram para trás das concorrentes brasileiras”, destaca Robert Ford, analista do BofA Merrill Lynch. Para ele, o rápido aumento na renda pode estar movendo as preferências dos consumidores para opções de roupas com um tipo de moda mais sofisticada.

Acompanhe as cotações desta sexta-feira:

Para a Renner, a desaceleração foi uma indicação clara de um menor grau de confiança dos consumidores “afetado pelas notícias diárias sobre a variação cambial, a inflação e os efeitos da crise europeia e americana”, mostra o press release com o resultado.


O analista do BofA Merrill Lynch rebaixou a indicação às ações de compra para neutra. O preço justo caiu de 68 reais para 60 reais.

Inadimplência

As perdas em créditos ficaram em 24,4 milhões de reais no terceiro trimestre, um resultado 30% pior na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Assumindo que essa tendência não seja revertida no curto prazo, a Renner irá precisar aumentar os níveis de provisionamento, o pode pressionar os resultados”, explica Lore Serra, analista do Morgan Stanley em um relatório. A recomendação de alocação acima da média (overweight), contudo, foi reiterada pelo banco.

Resultado

O lucro líquido da varejista de vestuário foi de 56,7 milhões de reais no período. O valor ficou abaixo das expectativas do mercado, que projetavam um resultado de 61,5 milhões de reais, segundo levantamento da Thomson Reuters.

A receita líquida da companhia subiu 15,2% na mesma base de comparação, para 742 milhões de reais. No terceiro trimestre de 2010 havia ficado em 643,8 milhões de reais. Confira o press release do balanço da Renner:

http://www.scribd.com/embeds/70687096/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-1hz8rgr16rlzycw29wem(function() { var scribd = document.createElement("script"); scribd.type = "text/javascript"; scribd.async = true; scribd.src = "http://www.scribd.com/javascripts/embed_code/inject.js"; var s = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(scribd, s); })();

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasComércioEmpresasEmpresas abertasMercado financeiroRennerVarejo

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap