Mercados

Light: Pacificação no Rio pode elevar ações em mais 36%, projeta Itaú BBA

Analistas do banco visitam comunidades e se impressionam com os resultados do programa de redução de perdas

Cidade de Deus, zona norte carioca: chegada da UPP tranquilizou moradores e abriu espaço para negócio (Eduardo Monteiro/EXAME.com)

Cidade de Deus, zona norte carioca: chegada da UPP tranquilizou moradores e abriu espaço para negócio (Eduardo Monteiro/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 07h12.

São Paulo – A pacificação das favelas no Rio de Janeiro poderá elevar o preço-alvo da companhia de 30,3 reais em até 9,70 reais, o que implicaria em um potencial de valorização adicional de 36%, projetam os analistas do Itaú BBA. Das treze comunidades pacificadas na região, o programa de redução de perdas da Light já chegou a sete e conseguiu resultados “impressionantes” em duas das que está há mais tempo, afirmam Marcos Severine, Mariana Coelho e Marcel Shiomi, que assinam o relatório.

Além disso, para surpresa do banco, a Light afirmou que irá cobrar as tarifas normais para a população das regiões pacificadas, e não as tarifas subsidiadas, como tinham projetado os analistas. Desta forma, a geração de caixa adicional passaria dos 250 milhões de reais por ano para 290 milhões de reais por ano. Na comunidade de Santa Marta, por exemplo, o número de clientes saltou de 80 para 1.600 depois da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e a taxa de inadimplência despencou de 70% para 2%.

table.tableizer-table {border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;} .tableizer-table td {padding: 4px; margin: 3px; border: 1px solid #ccc;}
.tableizer-table th {background-color: #104E8B; color: #FFF; font-weight: bold;}

Comunidade pacificada   Número de clientes Perda de energia Inadimplência
Santa Marta Antes da UPP 80 90% 70%
  Depois da UPP 1.600 3% 2%
Chapéu Mangueira Antes da UPP 408 56% 74%
  Depois da UPP 550 4% 2%
Cidade de Deus Antes da UPP 2.800 52% 68%
  Depois da UPP 3.755 - -
Babilônia Antes da UPP 389 73% 54%
  Depois da UPP 850 - -
Casa Branca Antes da UPP 470 77% 52%
  Depois da UPP 500 - -
Batam Antes da UPP 0 - -
  Depois da UPP 600 - -
Cantagalo Antes da UPP 1.023 66% 79%
  Depois da UPP 1.500 - -

“Estamos convencidos de que pela primeira vez na história a empresa tem uma oportunidade sólida de reduzir os crônicos desvios de eletricidade na área de concessão”, apontam. Os analistas ainda mostram otimismo com os resultados a serem divulgados do quarto trimestre de 2010 e com a manutenção da política de dividendos que deve se manter em 80% do lucro líquido pelos próximos cinco anos. O banco tem uma recomendação de outperform (desempenho acima da média) para as ações.

Direto da Bolsa: Fator vê ponto de entrada em ações da Brookfield

Leia mais: Rapper 50 Cent vende ações pelo Twitter e avalia investimento no Facebook

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasbolsas-de-valorescidades-brasileirasEmpresasEmpresas brasileirasEnergia elétricaLightMercado financeiroMetrópoles globaisRio de JaneiroServiços

Mais de Mercados

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap

Ibovespa cai mais de 1,3% de olho em fiscal brasileiro; dólar sobe 1,5%

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre