Invest

Legacy compra dólar e vende bolsa com piora em dinâmica fiscal

Legacy Capital montou recentemente uma pequena posição comprada em dólar contra o real brasileiro em meio à expectativa de deterioração do quadro fiscal

Legacy: negociação dos valores extrateto na ‘PEC da transição’ é apenas o primeiro elemento de uma agenda de política econômica que deverá incluir, além da expansão fiscal, o retorno da utilização de bancos públicos (Gary Cameron/Reuters)

Legacy: negociação dos valores extrateto na ‘PEC da transição’ é apenas o primeiro elemento de uma agenda de política econômica que deverá incluir, além da expansão fiscal, o retorno da utilização de bancos públicos (Gary Cameron/Reuters)

B

Bloomberg

Publicado em 6 de dezembro de 2022 às 16h56.

Última atualização em 6 de dezembro de 2022 às 17h29.

A Legacy Capital montou recentemente uma pequena posição comprada em dólar contra o real brasileiro em meio à expectativa de deterioração do quadro fiscal sob o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva.

“O preço atual do câmbio não reflete a piora fiscal que será contratada”, disse Gustavo Pessoa, sócio-fundador da Legacy, que tem mais de R$ 20 bilhões sob gestão. A posição “depende mais da dinâmica do que do nível” da moeda, segundo Pessoa. “Enquanto houver uma piora na dinâmica fiscal e parafiscal, devemos seguir com apostas negativas.”

O fundo mantém posição vendida no mercado acionário doméstico, “concentrada em nomes ligados à economia local, e com indicadores de endividamento mais elevado”, disse a gestora, em sua mais recente carta a cotistas. O ‘short’ em bolsa é a principal posição em Brasil do fundo.

As indicações do governo eleito são de que o próximo ministro da Fazenda terá um perfil político e será alinhado com políticas de aumento de gastos, de impostos, expansão de crédito direcionado e aumento da intervenção estatal, segundo a Legacy.

“A negociação dos valores extrateto na ‘PEC da transição’ é apenas o primeiro elemento de uma agenda de política econômica que deverá incluir, além da expansão fiscal, o retorno da utilização de bancos públicos para impulsionamento de crédito, e um novo marco fiscal”, disse a gestora. “Nesse quadro, é provável que as expectativas de inflação dos próximos anos entrem em trajetória de elevação.”

A gestora vê elementos que indicam que o crescimento da economia brasileira deve desacelerar para perto de zero em 2023. As projeções da casa também apontam para inflação de 5,7% em 2023 e de 5,2% em 2024.

O fundo Legacy Capital FIC recuou 0,26% em novembro, ante um ganho de 1,02% do CDI, segundo dados compilados pela Bloomberg. O fundo possui uma posição vendida menor em bolsa internacional e está comprado em petróleo.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresDólarIbovespaGovernoBloombergMercado imobiliárioGoverno Lula

Mais de Invest

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana