“Seria prematuro concluir com confiança que atingimos uma posição suficientemente restritiva, ou especular sobre quando a política monetária poderá ser flexibilizada”, disse Powell nesta sexta-feira em um evento em Atlanta. “Estamos preparados para apertar ainda mais a política monetária se for apropriado fazê-lo.”
Powell sinalizou que as autoridades do Fed esperam manter os juros estáveis quando se reunirem de 12 a 13 de dezembro, dando-lhes mais tempo para avaliar a economia depois de aumentarem agressivamente a taxa básica, de perto de zero em março de 2022 para acima de 5% em julho. A desaceleração da economia dos EUA e a queda da inflação aumentaram as expectativas dos investidores de que o banco central americano poderia começar a cortar juros já em março ou maio.
“Depois de chegar tão longe, tão rapidamente, o FOMC está avançando com cuidado”, disse Powell no Spelman College, em Atlanta. “Os riscos de aperto insuficiente e excessivo estão se tornando mais equilibrados.”
O mercado de juros futuros americano já sinaliza cerca de 1,3 ponto percentual de flexibilização monetária para 2024, com um primeiro corte integralmente precificado em maio e quase 70% de chance de uma em março.
Confira as últimas notícias de Invest:
- Casas Bahia (BHIA3) deixa o Ibovespa em primeira prévia do índice para 2024
- Apenas 7 ações caíram no Ibovespa em novembro e RRRP3 lidera com queda de 7,5%. O que aconteceu?
- Varejo ganhou R$ 11 bilhões em valor de mercado em novembro. É hora de comprar?
- Braskem (BRKM5) desaba 9% e perde R$ 2 bilhões em valor de mercado por risco de mina em Maceió