Invest

Jean Paul Prates é aprovado pelo conselho da Petrobras (PETR4) para ser presidente da estatal

Confirmação ainda precisa passar por assembleia e rito deve demorar mais dois meses

Jean Paul Prates foi indicado por Lula para assumir a presidência da Petrobras (Roque de Sá/Agência Senado)

Jean Paul Prates foi indicado por Lula para assumir a presidência da Petrobras (Roque de Sá/Agência Senado)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 12h45.

Última atualização em 26 de janeiro de 2023 às 12h57.

O conselho de administração da Petrobras (PETR3/PETR4) aprovou, por unanimidade, a indicação de Jean Paul Prates para a presidência da empresa. 

Prates foi aprovado como membro do conselho e nomeado presidente interino da companhia até o dia 13 de abril, na expectativa da realização de uma assembleia geral de acionistas, quando poderá ser formalmente nomeado para o cargo.   

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-senador tem quase 30 anos de experiência no setor de petróleo e gás, e foi consultor antes de seguir a carreira política.

Prates irá substituir o diretor executivo de desenvolvimento da produção, Henrique Rittershaussen, que assumiu após a renúncia de Caio Paes de Andrade, empossado durante o governo Bolsonaro. Paes de Andrade renunciou ao cargo no início do mês para compor a equipe do novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

Prates e a Lei das Estatais

Desde que o nome de Prates foi anunciado para o cargo, especialistas questionaram se haveria algum tipo de impedimento por conta da Lei das Estatais

A Lei veda a participação, em Conselho de Administração e em diretoria, "de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral". 

Mas fontes ligadas ao no alto comando da estatal não identificaram impedimento ao nome de Prates, segundo adiantado pela EXAME IN. A análise é de que Prates não participou "da organização, estruturação e realização da campanha eleitoral" quando concorreu ao cargo de prefeito em Natal, no Rio Grande do Norte, em 2020 – perdeu. Segundo uma fonte, há uma diferença entre ser candidato e organizador da campanha.

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:Conselhos de administraçãoJean Paul PratesLuiz Inácio Lula da SilvaPetrobras

Mais de Invest

Qual a diferença entre herdeiros necessários e testamentários?

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário extrajudicial?

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3