Mercados

JBS tenta explicar desvalorização de 19% em menos de uma semana

Frigorífico afirma que a nova distribuição de peso do Ibovespa pode ter influenciado as ações

Fora o rebalanceamento do índice, as ações acompanharam a mesma trajetória das oscilações do mercado, diz o JBS (John Blake/EXAME.com)

Fora o rebalanceamento do índice, as ações acompanharam a mesma trajetória das oscilações do mercado, diz o JBS (John Blake/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 11h17.

São Paulo – O frigorífico JBS (JBSS3) disse que a forte queda recente das suas ações pode estar ligada com a nova distribuição de peso e composição do índice Bovespa, o principal da bolsa brasileira. Os papéis da empresa caíram de 6,95 reais no dia 27 de dezembro para 5,62 reais no dia 2 de janeiro.

A participação das ações ordinárias da empresa no benchmark passou de 1,297% para 0,747% no dia 29 de dezembro, data em que o volume com os ativos mais do que dobrou na comparação com o dia anterior.

“A queda da participação das ações da JBS no Ibovespa pode, no entanto, ter dado início a um processo de liquidação de posições por parte de alguns fundos de investimento atrelados ao índice (fundos passivos e ativos)”, explica Jeremiah Alphonsus O’Callaghan, diretor de relações com investidores, em um comunicado.

Segundo O’Callaghan, fora o rebalanceamento do índice, as ações acompanharam a mesma trajetória das oscilações do mercado.

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosEmpresas abertasEmpresas brasileirasIbovespaJBSMercado financeiro

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"