Mercados

Japão: governo suspende operação do fundo AIJ

Suspensão ocorre depois da revelação que o fundo de pensão perdeu uma grande quantidade de dinheiro de pelo menos 120 clientes

A informação foi dada nesta sexta-feira por Shozaburo Jimi, ministro responsável pela Agência de Serviços Financeiros do Japão (Hannah Johnston/Getty Images)

A informação foi dada nesta sexta-feira por Shozaburo Jimi, ministro responsável pela Agência de Serviços Financeiros do Japão (Hannah Johnston/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 19h14.

Tóquio - A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA, na sigla em inglês) ordenou a suspensão das operações da AIJ Investment Advisors Co. por um mês após ter sido revelado que o fundo de pensão perdeu uma grande quantidade de dinheiro de pelo menos 120 clientes.

A informação foi dada nesta sexta-feira por Shozaburo Jimi, ministro responsável pela agência. "Trata-se de um incidente muito lamentável", disse Jimi. "O FSA, em conjunto com o Ministério do Trabalho, vai tomar todas as medidas possíveis para evitar que esse tipo de incidente volte a acontecer", completou.

O ministro também disse que a FSA irá investigar todas as 263 empresas de gestão de investimento que operam no Japão, como resultado do caso envolvendo a AIJ. O jornal "Nikkei" informou, em sua edição matutina de sexta-feira, que a maior parte dos 183 bilhões de ienes (US$ 2,3 bilhões) em dinheiro de fundos de pensão administrados pela AIJ desapareceu - e que a empresa pode ter mentido para os clientes durante anos sobre retornos elevados.

De acordo com o jornal, a companhia tem apresentado retornos acumulados de até 240% para os clientes. Mas, ao contrário das alegações da empresa, os investigadores do caso dizem que a maior parte dos ativos dos clientes foi perdida. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasÁsiaFundos de investimentoFundos de pensãoGovernoJapãoPaíses ricos

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS