Mercados

Iuane fecha em queda com forte demanda por dólar

Xangai - O iuane fechou em queda ante o dólar nesta sexta-feira, apesar de o Banco Popular da China (banco central do país) definir um ponto médio ligeiramente maior para a moeda. Operadores citaram forte demanda por dólares em torno do final do mês e conforme o índice global da moeda norte-americana atingiu a máxima […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2011 às 06h43.

Xangai - O iuane fechou em queda ante o dólar nesta sexta-feira, apesar de o Banco Popular da China (banco central do país) definir um ponto médio ligeiramente maior para a moeda. Operadores citaram forte demanda por dólares em torno do final do mês e conforme o índice global da moeda norte-americana atingiu a máxima em dois meses.

O iuane negociado no mercado à vista terminou a 6,3750 iuanes por dólar, em baixa ante os 6,3680 iuanes por dólar do fechamento da quinta-feira. A moeda chinesa acumula apreciação de 7,08 por cento desde que foi desatrelada do dólar, em junho de 2010, e de 3,37 por cento desde o início deste ano.

Antes do início das operações, o BC chinês definiu o ponto médio para o iuane de 6,3554 iuanes por dólar, levemente maior que os 6,3550 iuanes por dólar da quinta-feira.

O banco central parece ter contido a apreciação da moeda local desde o início de novembro, quando definiu um ponto médio recorde de alta, de 6,3165 iuanes por dólar.

Operadores afirmaram que o iuane à vista pode oscilar entre 6,35 e 6,37 iuanes por dólar, conforme a maior parte dos principais bancos já alcançaram volumes para o ano todo e metas de lucros nas operações com a moeda para 2011.

O índice DXY, que mede a oscilação do dólar ante uma cesta com importantes divisas, já subiu 3,5 por cento desde o início deste mês, perto da máxima em dois meses nesta sexta-feira, com o crescente temor de contágio da crise europeia.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioIuaneMoedas

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"