Mercados

Itaúsa entra na composição do DJSI World

A Itaúsa (Investimentos Itaú S/A) substituirá o Unibanco na composição do índice Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World). Em valores, as 317 empresas que formam o índice somam US$ 5,6 trilhões. O Itaú Holding faz parte do DJSI desde sua criação em 1999. Na revisão 2003/2004 foi escolhido pela quarta vez consecutiva e se […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2012 às 07h34.

A Itaúsa (Investimentos Itaú S/A) substituirá o Unibanco na composição do índice Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World). Em valores, as 317 empresas que formam o índice somam US$ 5,6 trilhões. O Itaú Holding faz parte do DJSI desde sua criação em 1999.

Na revisão 2003/2004 foi escolhido pela quarta vez consecutiva e se tornou o único banco latino-americano a figurar na lista. Além das duas empresas do grupo, o Brasil está representado também pela Cemig e pela Embraer. O Unibanco chegou a participar do índice por dois anos e esta mudança será efetivada a partir de 22 de setembro.

Criado em janeiro de 1999, o DJSI é usado como referência para instituições administradoras de recursos estrangeiros. De setembro de 2002 a agosto de 2003 o DJSI valorizou-se 23,1% em dólar, superando a valorização do Dow Jones Global Index e do MSCI World, informou a PR Newswire.

O DJSI é composto por ações de empresas de reconhecida sustentabilidade corporativa, o que significa dizer que são empresas capazes de criar valor para os acionistas no longo prazo, por conseguirem aproveitar as oportunidades e gerenciar os riscos associados a fatores econômicos, ambientais e sociais. Ou seja, leva em conta não apenas a performance financeira, mas principalmente a qualidade da gestão da empresa, que deve integrar o valor econômico à transparência, governança corporativa e responsabilidade social e ambiental como forma de sustentabilidade no longo prazo.

O índice é revisado anualmente e abrange as 2.500 maiores empresas por valor de mercado do Dow Jones Global Index, representando 60 ramos industriais de 34 países. De cada ramo industrial, apenas as 10% melhores classificadas no ranking de sustentabilidade foram selecionadas para fazer parte do índice, com base na análise de mais de 30 itens relativos à performance econômica, social e ambiental destas empresas. O levantamento é auditado pela PricewaterhouseCoopers.

Acompanhe tudo sobre:Empresas abertasHoldingsItaúsabolsas-de-valoresAçõesDow Jones

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em alta aos 146 mil pontos e sobe 2% na semana

Após lucro recorde, GM anuncia nova rodada de demissões nos EUA

Eleições na Argentina reacendem temor de nova crise nos mercados

Por que as ações da Ford estão indo melhor que as da Tesla em 2025