O fundo de sustentabilidade do Itaú Unibanco acompanhará o ISE, com foco em empresas com comprometimento e responsabilidade social (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2011 às 16h22.
SÃO PAULO - O Itaú Unibanco venceu a concorrência da BM&FBovespa para implantar, com licença exclusiva por um ano, fundos de ações negociados em índice (ETF) de sustentabilidade e de governança corporativa, informou a bolsa nesta terça-feira.
Com os dois novos fundos, o total de ETFs (Exchange Traded Funds) em negociação na Bovespa chegará a nove. O Itaú Unibanco já faz a gestão do fundo PIBB11, e a BlackRock gestiona os outros seis, com destaque em termos de volume para o BOVA11 , que acompanha o Ibovespa.
O fundo de sustentabilidade acompanhará o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), lançado em 2005 e com foco em empresas com comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. O ISE acumula alta de 0,6 por cento neste ano.
O outro ETF a ser gestionado pelo Itaú acompanhará o IGCT (Índice de Governança Corporativa Trade), que mede o desempenho das ações de empresas que voluntariamente adotam padrões de governança corporativa diferenciados. Desde a criação, o índice exibe queda de cerca de 6 por cento.
Desde o início do ano até a última segunda-feira, o Ibovespa acumulava queda de 3,8 por cento.
Os ETFs são fundos espelhados em índices e suas cotas são negociadas em bolsa, permitindo que o investidor detenha as ações componentes do índice sem ter de comprá-las diretamente.