Mercados

Itaú é o novo gestor do fundo de índice da Bolsa

São Paulo - O Itaú Unibanco foi o vencedor da concorrência feita pela BM&FBovespa para a seleção de instituição gestora do fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) referenciado no Índice Financeiro (IFNC). O banco obterá licença exclusiva de três anos de uso do IFNC especificamente para a criação do respectivo ETF, informou a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O Itaú Unibanco foi o vencedor da concorrência feita pela BM&FBovespa para a seleção de instituição gestora do fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) referenciado no Índice Financeiro (IFNC). O banco obterá licença exclusiva de três anos de uso do IFNC especificamente para a criação do respectivo ETF, informou a bolsa, em comunicado.

Os ETFs são fundos espelhados em índices e suas cotas são negociadas em bolsa da mesma forma que as ações. Ao adquirir cotas de um determinado ETF, o investidor passa a deter todas as ações componentes do índice a ele relacionado, sem ter de comprar separadamente os papéis de cada empresa.

A BM&FBovespa realizou hoje a abertura das propostas e divulgação do resultado do processo, que contou com a participação de quatro instituições. A vencedora foi a que apresentou o maior compromisso de volume financeiro. O contrato de licenciamento do índice financeiro deverá ser assinado nos próximos 15 dias, segundo a bolsa.

Após a concessão das autorizações para funcionamento e registro do ETF pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e BM&FBovespa, o Itaú Unibanco terá 30 dias corridos para iniciar a negociação do novo ETF na Bolsa. O Índice Financeiro busca medir o comportamento das ações das empresas mais representativas dos setores intermediários financeiros, serviços financeiros diversos e previdência e seguros.

Para aumentar o potencial de negociação destes fundos, especialmente entre investidores pessoas físicas, a bolsa reduziu de 100 para 10 cotas o lote-padrão dos ETFs. Com isso, o valor mínimo necessário para investir neste produto diminui. Atualmente, são negociados sete fundos de índices na BM&FBovespa, seis deles sob gestão da Blackrock e um do Itaú.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi