Mercados

Itaú BBA: São Martinho não é mais pechincha, mas pode mais

Analista aposta em ganhos de até 42% ao final de 2013 e reitera recomendação de compra às ações


	Analista projeta cenário com preços do açúcar ligeiramente menores nos próximos dois anos 
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Analista projeta cenário com preços do açúcar ligeiramente menores nos próximos dois anos  (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 09h04.

São Paulo – O Itaú BBA elevou o preço-alvo (dez/2013) às ações da São Martinho (SMTO3), de 33,50 para 34,50, um potencial de valorização de 42,6%. A recomendação continua classificada em “compra”.

“A ação já não representa a pechincha que era quando caiu em maio, porém, ainda trata-se de uma boa aposta”, diz a analista Giovana Araújo.

O relatório projeta um cenário com preços do açúcar ligeiramente menores ao longo dos próximos dois anos e também custos unitários à vista mais baixos para os produtores brasileiros mais eficientes.

“Os produtores eficientes como a São Martinho provavelmente irão se beneficiar da diluição dos custos, expandindo as margens mesmo diante de um cenário de preços mais baixos do açúcar”, aposta Giovana.

Na questão da regulamentação, o Itaú BBA acredita que o governo deverá aumentar a mistura na gasolina para 25% na safra de 2013-14, além de prorrogar os benefícios do crédito presumido do PIS/COFINS para a cana-de-açúcar em relação ao etanol, o que permitiria um acréscimo de cerca de R$ 0,05 / litro de etanol.

No entanto, a análise considera cenários alternativos, variando o nível de incentivos governamentais e o preço do açúcar. No pior cenário, o múltiplo preço/lucro da São Martinho para 2013 ainda seria negociado a 14,6 vezes, abaixo da média histórica, de 18,9 vezes.

As ações da São Martinho acumulam valorização de 45% desde janeiro. No mesmo período, o Ibovespa avançou apenas 5%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAlimentos processadositau-bbaB3bolsas-de-valoressao-martinhoMercado financeiroCana de açúcarAnálises fundamentalistasItaú Corretorabancos-de-investimento

Mais de Mercados

Reservas de BCs com ouro ultrapassam as de títulos do Tesouro dos EUA pela 1ª vez desde 1996

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração