Mercados

Itaú BBA lista 10 ações para os “órfãos do setor elétrico”

Banco sugere papéis para quem busca opções após a derrocada do setor

Agência do Itaú Unibanco (Germano Lüders/EXAME.com)

Agência do Itaú Unibanco (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 09h04.

São Paulo – O mercado sempre viu o investidor que aplica no setor elétrico como alguém de perfil defensivo e que busca. Esse perfil, contudo, agora parece coisa do passado com a maioria das empresas listadas passando por um momento ruim na bolsa após o governo anunciar medidas para reduzir as tarifas ao consumidor. 

Os papéis estão voláteis e a garantia de dividendos foi para o espaço com as incertezas sobre as novas renovações das concessões. O Índice de Energia Elétrica (IEE) tem baixa de 7,3% apenas em setembro, enquanto o Ibovespa tem alta de 6% no período.

De olho nesse tipo de investidor, o Itaú BBA preparou uma lista com 10 ações para os “órfãos do setor elétrico”.

“Após as mudanças, os investidores têm procurado por outros nomes capazes de distribuir bons dividendos e por companhias que sejam boas geradoras de fluxo de caixa livre”, explicam Carlos Constantini, Susana Salaru e Pedro Luz Maia, que assinam o relatório.

Juros

Além dos investidores decepcionados com o setor elétrico, o Itaú BBA explica que os papéis também servem àqueles que buscam opções para o cenário de um juro básico da economia (Selic) menor, atualmente em 7,5% ao ano. Desde o início do mais recente ciclo de corte nas taxas, o Banco Central já reduziu a Selic em 500 pontos-base.

“Toda vez que os juros convergem, esperamos que investidores de renda fixa busquem maior duração e rendimento para manter os retornos no mesmo nível. Isso geralmente é obtido ampliando prazos ou partindo para ativos de maior volatilidade. Para a renda variável, isso se traduz em uma busca por pagadoras de dividendos ou geradoras de fluxo de caixa livre”, ressaltam os analistas.

Preferidas

Segundo o Itaú BBA, as 10 ações listas não só são ótimas pagadoras de dividendos, "mas também têm a provável capacidade de distribuir no futuro, devido à forte geração de fluxo de caixa livre". Confira abaixo a lista com as ações escolhidas pelo Itaú BBA e o pagamento em dividendos  em relação ao preço da ação (dividend yield) esperado:

Empresa Código Dividend Yield
Heringer FHER3 5%
Banco do Brasil BBAS3 5,80%
Daycoval DAYC4 6,90%
Valid VLID3 6,40%
AmBev AMBV4 4,70%
Comgas CGAS5 9,20%
Telefônica Brasil VIVT4 9,80%
Direcional DIRR3 4,50%
Metal Leve LEVE3 6,80%
Santos Brasil STBP11 6,90%
Acompanhe tudo sobre:ÁguaAmbevAnálises fundamentalistasB3Bancosbancos-de-investimentoBB – Banco do BrasilBebidasbolsas-de-valoresComgásConstrução civilDaycovalDirecionalDividendosEmpresasEmpresas abertasEmpresas alemãsEmpresas belgasEmpresas brasileirasEmpresas espanholasEmpresas inglesasEquipamentos e peçasHeringeritau-bbaMahleMáquinas e peçasMercado financeiroQuímica e petroquímicaSaneamentoSantos BrasilServiçosServiços operacionaisSetor de transporteTelecomunicaçõesTelefônicaValid

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado