Mercados

Irã pede que Arábia Saudita evite aumentar produção de petróleo

Preços do petróleo tipo Brent saltaram para 120 dólares o barril devido às revoltas e à interrupção na distribuição da Líbia

Mirkazemi: "Não há necessidade de aumentar a produção" (Joe Mabel/Wikimedia Commons)

Mirkazemi: "Não há necessidade de aumentar a produção" (Joe Mabel/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 14h35.

Teerã - O ministro do Petróleo do Irã recomendou que a Arábia Saudita não tome a decisão precipitada de aumentar sua produção de petróleo após as manifestações populares na Líbia, reportou a agência de notícias do governo Irna no domingo.

"A Opep não decidiu organizar um encontro de emergência para discutir o aumento da produção", afirmou Massoud Mirkazemi à Irna, referindo-se à Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

"A Arábia Saudita deveria evitar tomar qualquer decisão precipitada sobre aumentar a produção e deve evitar tomar qualquer decisão a respeito de forma independente... Não há necessidade de aumentar a produção", acrescentou.

Os preços do petróleo tipo Brent saltaram para 120 dólares o barril devido às revoltas e à interrupção na distribuição da Líbia.

Refinarias da Europa compram cerca de 80 por cento das exportações da Líbia da commodity, de cerca de 1,3 milhão de barris por dia, segundo analistas.

Na quinta-feira passada, a Arábia Saudita disse estar conversando com companhias europeias afetadas pela interrupção e disse que estaria apta a cobrir buracos na distribuição.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArábia SauditaÁsiaEnergiaIrã - PaísLíbiaOriente MédioPetróleo

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap