Invest

IPOs em Hong Kong superam Wall Street: o que impulsiona retorno do capital estrangeiro à China?

Nova onda de investimentos mira tecnologia, IA e expansão global de empresas chinesas

Publicado em 17 de julho de 2025 às 06h42.

O mercado de venture capital na China voltou a atrair capital estrangeiro, depois de um período de retração. Investidores globais estão retornando ao país com dólares, impulsionados principalmente pelo avanço da inteligência artificial e por um mercado de IPOs em Hong Kong, que ameaça superar Wall Street este ano em captação de recursos.

O índice Hang Seng já acumula alta de mais de 20% em 2025, sinalizando otimismo no curto prazo, segundo a CNBC. Além disso, fundos chineses voltaram a captar recursos em dólar, após dependerem de investidores locais e fundos em yuans nos últimos anos.

Empresas veem futuro no mercado chinês

A BAI Capital, de Pequim, iniciou em fevereiro a captação de um novo fundo de US$ 800 milhões e pretende fechar a primeira rodada até setembro. A gestora tem apoio do conglomerado alemão Bertelsmann e afirmou que a procura pelo fundo em dólares está forte. Até agora, já investiu em dez empresas que planejam abrir capital nos próximos dois anos.

A reportagem destaca outro exemplo: a Future Capital Discovery Fund, investidora inicial da Li Auto, que levantou US$ 210 milhões em dólares na segunda metade de 2024 - o maior valor da sua história. Segundo o sócio-fundador Mingming Huang, a estratégia agora é aproveitar rapidamente as janelas de oportunidade, algo muito diferente do antigo hábito de captar dólares apenas a cada poucos anos.

“Hoje precisamos estar muito atentos às tendências macroeconômicas, especialmente às relações entre as grandes economias”, afirmou Huang. A Future Capital tem entre seus investidores fundos soberanos e endowments do Oriente Médio, EUA, Europa, Japão e Sudeste Asiático, e pretende aplicar recursos em agentes de inteligência artificial e hardware.

Acompanhe tudo sobre:ChinaHong KongFundos de investimento

Mais de Invest

Mercado Livre compra farmácia em SP, diz jornal: RD saúde cai 6%

Como funciona a matemática por trás da abertura de capital de uma empresa?

Dólar fecha em alta com pressão pela formação da Ptax

Audiência de Lisa Cook termina com perguntas duras da juíza, mas sem decisão