Mercados

IPO de serviços financeiros do Alibaba é certo, diz Jack Ma

Alibaba não pôde listar ações na China continental como parte de sua oferta pública inicial de ações de 25 bilhões de dólares, disse Ma


	Jack Ma: Alipay é a força vital da rede de comércio eletrônico do Alibaba e o processador de pagamentos online dominante da China
 (Daniel J. Groshong/Bloomberg)

Jack Ma: Alipay é a força vital da rede de comércio eletrônico do Alibaba e o processador de pagamentos online dominante da China (Daniel J. Groshong/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 11h25.

Pequim/Hangzhou - A unidade de serviços financeiros do Alibaba "definitivamente" terá o capital aberto, disse nesta terça-feira o presidente-executivo do Conselho de Administração da empresa de comércio eletrônico, Jack Ma, mirando uma listagem na China continental daquela que é a joia da coroa da companhia.

O Alibaba não pôde listar ações na China continental como parte de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de 25 bilhões de dólares, disse Ma. "Espero que o Alipay tenha essa oportunidade", afirmou ele para a emissora estatal CCTV em entrevista, segundo transcrição publicada no microblog oficial da CCTV no Weibo.

Ma não deu um cronograma sobre quando a unidade pode ser listada. O vice-presidente-executivo do Conselho do Alibaba, Joe Tsai, disse posteriormente que o Alibaba buscará listar toda a Ant Financial Services Group em uma data futura. O Alipay é uma unidade da Ant Financial.

O Alipay é a força vital da rede de comércio eletrônico do Alibaba e o processador de pagamentos online dominante da China. Criado há uma década, o serviço foi pioneiro em pagamentos online na China e processou 4,825 trilhões de iuanes (788 bilhões de dólares) em transações no ano encerrado em 30 de junho de 2014.

O acesso estrangeiro aos mercados acionários na China continental continua limitado e sujeito a cotas, mas agora há uma série de programas de teste que, se ampliados, poderão permitir uma significativa exposição estrangeira para empresas listadas nas bolsas continentais.

Em outubro, a presidente-executiva da Ant Financial, Lucy Peng, havia dito que não existiam planos atuais para a companhia realizar uma oferta pública inicial de ações.

Acompanhe tudo sobre:Alibabae-commerceEmpresasEmpresas chinesasIPOsJack MaMercado financeiro

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap