Mercados

Iochpe perde rali com dívida e exposição ao mercado externo

A maior fabricante de autopeças do país em receita tem o pior desempenho dessa indústria depois de se sobrecarregar com dívidas para fazer aquisições no exterior


	A queda de 23 por cento das ações da Iochpe em dólares nos últimos 12 meses foi o único declínio entre as sete principais fabricantes de autopeças do país
 (Pedro Motta/EXAME.com)

A queda de 23 por cento das ações da Iochpe em dólares nos últimos 12 meses foi o único declínio entre as sete principais fabricantes de autopeças do país (Pedro Motta/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2013 às 09h43.

São Paulo - A Iochpe-Maxion SA, maior fabricante de autopeças do País em receita, tem o pior desempenho dessa indústria depois de se sobrecarregar com dívidas para fazer aquisições no exterior.

A queda de 23 por cento das ações da Iochpe em dólares nos últimos 12 meses foi o único declínio entre as sete principais fabricantes de autopeças do País e o segundo maior do índice Bloomberg Americas Auto-Part and Equipment Index, de 25 ações.

Marcopolo SA e Autometal SA tiveram retornos de pelo menos 46 por cento no período, colocando-as entre as 10 de maior retorno no índice.

A fornecedora da Ford Motor Co. ficou de fora do rali depois de ingressar em uma estratégia de aquisições no México e Estados Unidos.

Enquanto a Marcopolo se beneficia da aceleração de compras de ônibus por parte do governo e a Mahle-Metal Leve SA ganhou impulso com a redução de impostos, que acelerou a venda de carros, a Iochpe foi afetada pela fraca demanda no exterior.

“Não estamos muito otimistas com Iochpe -- estamos mais otimistas com ações mais expostas à economia doméstica, como Marcopolo”, disse Piter Meyer, analista da Humaitá Investimentos, que administra R$ 212 milhões. “A Iochpe é uma empresa global e depende muito do humor externo.”

 

Acompanhe tudo sobre:Máquinas e peçasIochpe-MaxionEquipamentos e peças

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump