Mercados

Investigações no Banrisul podem pressionar as ações, diz Barclays

Funcionário do banco teria fraudado despesas com marketing em 10 milhões de reais

Dinheiro apreendido pela PF; valor fraudado pode chegar a 10 milhões de reais (.)

Dinheiro apreendido pela PF; valor fraudado pode chegar a 10 milhões de reais (.)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2010 às 11h32.

São Paulo – As investigações que envolvem denúncias de corrupção no departamento de marketing do Banrisul (BRSR6) podem pressionar as ações do banco, avalia o banco Barclays em relatório publicado nesta sexta-feira (3). A suspeita é de que as campanhas de marketing contratadas pelo banco junto às agências de publicidade tenham sido superfaturadas em até 10 milhões de reais.

Segundo a Polícia Federal, as agências terceirizavam o serviço para empresas que subcontratavam os responsáveis pela execução das ações a preços muito menores do que os cobrados do banco. A operação, que foi chamada de Mercari, realizou ao todo 11 mandados de busca e apreensão, 10 deles na Capital e um em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre.

Em nota, o banco disse que "mantém sistemas rigorosos de controle interno e sistemas igualmente rígidos de controle externo, de modo que seu excelente desempenho econômico guarda estreita vinculação com pautas de boa governança corporativa" e que está surpreendido com as investigações do feitas a partir da representação do Ministério Público.

Segundo os analistas Fabio Zagatti e Roberto Attuch, as despesas totais do banco com marketing, nos últimos 18 meses, chegaram a 171 milhões de reais e representaram entre 3 e 4% das receitas no período. Para o Barclays, devido a complexidade e a proximidade com as eleições, as incertezas em torno de possíveis implicações para o Banrisul durante a investigações podem por pressão sobre as ações até que os fatos sejam esclarecidos.

A recomendação do banco para as ações do Banrisul é overweight (alocação acima da média do mercado), com um preço-alvo de 21 reais. 

Comunicado do Banrisul sobre as investigações
http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=36848461&access_key=key-rxwg9jrjwd18iqo16ap&page=1&viewMode=list

 

Leia mais notícias sobre o Banrisul

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Assine a newsletter do Canal de Mercados

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosbolsas-de-valoresAçõesBanrisul

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi