Mercados

Investidores esnobam novo contrato do petróleo Brent NX

Apenas o equivalente a 0,1 por cento do total do volume de Brent negociado mudou para o novo contrato


	Exploração de petróleo: o novo contrato NX está sendo introduzido para refletir uma mudança mais ampla no mercado físico de petróleo por parte da agência de avaliação de preços Platts
 (Getty Images)

Exploração de petróleo: o novo contrato NX está sendo introduzido para refletir uma mudança mais ampla no mercado físico de petróleo por parte da agência de avaliação de preços Platts (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 17h49.

Londres - Investidores dizem que não têm planos de mudar para o novo contrato do petróleo Brent NX que foi criado há um ano, deixando a bolsa de futuros ICE com escolhas difíceis a fazer em 2013 sobre como encerrar a referência existente.

A maioria dos gestores de fundos se preocupa pouco com os aspectos técnicos de datas de entrega de carga, e por isso a ICE introduziu o novo contrato, mas apenas poucos estão sabendo desse aspecto. Apenas o equivalente a 0,1 por cento do total do volume de Brent negociado mudou para o novo contrato.

Muitos relutam em mudar para os contratos ICE Brent New Expiry (NX) antes que eles tenham formado liquidez, criando um "beco sem saída", com os usuários se agarrando aos contratos antigos.

O Brent é usado para precificar pelo menos dois terços do petróleo mundial, com posições em aberto diárias de 22 bilhões de dólares, com base nos preços atuais perto de 110 dólares o barril.


"Agentes do mercado vão ficar no antigo contrato até que sejam forçados a sair", disse Olivier Jakob, analista de energia da Petromatrix, na Suíça. "A ICE vai ter que dar uma data limite para o fim do contrato antigo para que haja a mudança da liquidez".

"O problema com a introdução de qualquer novo contrato de futuros é como a questão do ovo e da galinha. Enquanto houver uma alternativa viável, o mercado vai ficar com ela", disse um corretor de energia.

O novo contrato NX está sendo introduzido para refletir uma mudança mais ampla no mercado físico de petróleo por parte da agência de avaliação de preços Platts, que visa a fazer um número maior de cargas serem contadas no processo de fixação dos preços do Brent.

A Platts está usando uma janela mais longa para determinar o preço do Brent, avaliando cargas em um período de 10 a 25 dias, em vez de 10 a 21 dias.

A IntercontinentalExchange Inc esperava que posições abertas no antigo contrato para dezembro de 2012 e além migrassem ao longo de 2012, mas o progresso tem sido lento. O contrato de dezembro do Brent NX expirou em novembro com zero de trocas físicas.

O valor total de contratos abertos aumentou gradualmente para os futuros mensais NX, de uma média de 37 contratos ou 37 mil barris em janeiro para 1.406 contratos, ou 1,406 milhão de barris, em outubro. Ainda assim, isso representa apenas 0,1 por cento do volume total do Brent.

Administradores de fundos disseram que estão relutantes para fazer a primeira movimentação, com alguns dizendo que mudanças nem estão no radar.

O rival mais próximo do Brent como referência global são os futuros do petróleo leve nos EUA, ou WTI, da Chicago Mercantile Exchange (CME).

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCommoditiesEnergiaPetróleo

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol