Mercados

Investidor que já previu crises vê novo colapso do mercado

Veterano investidor americano Mark Cook já alertou o mercado sobre 3 crises; agora, ele avista mais problemas


	O urso (termo usado quando o mercado está em forte tendência de baixa) pode aparecer no mercado de ações americano, segundo Cook
 (stock.xchng/Reprodução)

O urso (termo usado quando o mercado está em forte tendência de baixa) pode aparecer no mercado de ações americano, segundo Cook (stock.xchng/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 11h05.

São Paulo – O veterano investidor americano Mark Cook se tornou figura conhecida entre os investidores dos Estados Unidos, após alertar o mercado sobre as fortes quedas nas bolsas nos anos de 1987, 2000 e 2007.

Cook voltou a ser assunto nesta semana depois de fazer mais uma de suas previsões ao site Market Watch. Para ele, o mercado de ações americano está em apuros e pode sofrer uma queda de 20%, ou mais, dentro de 12 meses.

Mas como ele chegou a esta conclusão? Há cerca de 30 anos, Cook criou seu próprio indicador, o qual ele chama de Cook Cumulative Tick, que tem base em análises do indicador Nyse Tick e nas oscilações de preço das ações.

“No primeiro trimestre de 2000 e no terceiro trimestre de 2007, o Nyse Tick e os preços das ações divergiram radicalmente. Em abril deste ano, o mesmo aconteceu”, alerta Cook.

Em linhas gerais, o que Cook quer dizer é que, enquanto as ações têm operado em alta e o mercado americano tem mostrado fôlego nos últimos meses, o Nyse Tick tem registrado recuos pontuais e preocupantes. Pelo método de análise de Cook, essa diferença de comportamento é um sinal extremamente negativo.

"Eventualmente, esse gás do mercado vai acabar, causando estragos”, afirma. Cook aponta uma probabilidade de 75% de ocorrer uma forte correção no mercado americano.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroCrises em empresasNyse Euronext

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA