Invest

Inteligência artificial impulsiona novo rali do S&P 500

Especialista projeta alta histórica do índice até o final de 2026, sustentada por inovações tecnológicas

S&P 500 pode alcançar 7.750 com avanço da tecnologia e IA (iStock/Abril Branded Content)

S&P 500 pode alcançar 7.750 com avanço da tecnologia e IA (iStock/Abril Branded Content)

Publicado em 2 de setembro de 2025 às 06h17.

O mercado acionário dos Estados Unidos vive um novo rali impulsionado pela inteligência artificial. O estrategista Julian Emanuel, da Evercore ISI, projeta que o S&P 500 pode chegar a 7.750 pontos até o fim de 2026.

Ao Market Watch, Emanuel comparou o ciclo atual ao boom tecnológico do fim dos anos 1990, mas destacou que a correlação é positiva. Para ele, ao contrário da bolha das pontocom, o avanço atual reflete fundamentos mais sólidos.

Segundo o estrategista, a inteligência artificial e outras inovações tecnológicas ampliam as oportunidades do mercado e criam condições para uma valorização adicional do índice.

Ações dos EUA atingem patamar recorde desde a bolha das pontocom

De acordo com o The Wall Street Journal, o índice S&P 500 alcançou níveis de valorização inéditos, impulsionado principalmente pelas grandes empresas de tecnologia.

As dez maiores companhias do índice representavam quase 40% do valor total no fim de julho, com nove delas avaliadas acima de US$ 1 trilhão, incluindo Microsoft e Nvidia.

Apesar do recorde, a alta concentração em poucas ações eleva os riscos do mercado. A relação preço/vendas das empresas atingiu 3,23 vezes, e o P/L projetado está em 22,5 vezes, acima da média histórica.

Especialistas apontam que companhias menores que utilizam inteligência artificial, mas ainda têm múltiplos mais baixos, podem oferecer alternativas para investidores.

Acompanhe tudo sobre:S&P 500TecnologiaInteligência artificial

Mais de Invest

Bolsas globais operam com cautela em meio a incertezas sobre tarifas de Trump

Investimentos na Argentina chegam à B3 em momento de incertezas no país vizinho

Redução de risco cardíaco em teste do Wegovy impulsiona Novo Nordisk nos EUA

Investidores subestimam ameaça de Trump ao Fed, alertam economistas