Invest

Inflação, GPA revisa plano e mudança na diretoria da Hapvida: 3 assuntos que movem o mercado

Os investidores acompanham nesta teça-feira, a divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos e Brasil, na véspera das decisões do FED e BC

GPA: fato relevante altera as projeções sobre as datas de abertura de novas lojas (GPA/Divulgação)

GPA: fato relevante altera as projeções sobre as datas de abertura de novas lojas (GPA/Divulgação)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 08h06.

Na véspera da decisão do Federal Reserve, banco central americano, os investidores acompanham a divulgação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) de novembro, que deve mostrar preços estáveis na comparação mensal. A reunião de dois dias do Fed também começa nesta terça-feira, 12, e é esperado que o banco central dos EUA mantenha a taxa de juros estável na faixa de 5,25% a 5,5%.

No mercado interno, os investidores acompanham a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

GPA (PCAR3)

O GPA (PCAR3) informou ao mercado na noite da última segunda-feira, 11, a revisão do plano de expansão. O fato relevante altera as projeções sobre as datas de abertura de novas lojas. O plano de expansão divulgado em setembro de 2023 previa a inauguração de 300 novas lojas no período entre 2022 e 2024. Dessas 300 lojas, 121 já foram abertas até setembro de 2023 e 11 estão previstas para serem inauguradas no quarto trimestre de 2023, totalizando 132 novas lojas (99 de proximidade e 33 supermercados).

O GPA decidiu rever o prazo final desse plano de 2024 para 2026, devido a considerações sobre a otimização do nível de investimentos da companhia, dadas as condições de mercado mais recentes. Dessa maneira, o GPA informou que 168 lojas remanescentes serão inauguradas entre janeiro de 2024 e dezembro de 2026, sendo 151 de proximidade e 17 supermercados.

Hapvida (HAPV3)

A Hapvida (HAPV3) informou que a renúncia de Mauricio Fernandes Teixeira, Diretor-Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores. O executivo deixa a diretoria a partir de 31 de dezembro de 2023 e e passa a contribuir na companhia como membro do conselho de administração e do comitê de finanças, mercado de capitais e M&A (comitê de finanças), a ser ratificado na assembleia geral de acionistas de 2024.

Quem assume o cargo interinamente a partir de janeiro de 2024 é Luccas Augusto Adib, atual Diretor de Mercado de Capitais, para assumir interinamente o cargo de Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores. Ele é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrando em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).  O executivo iniciou sua carreira em corporate finance no escritório Mattos Filho, onde atuou no processo de abertura de capital da Hapvida em 2018. Juntou-se à Companhia em 2019, e hoje é responsável pelas áreas de mercado de capitais, projetos especiais em finanças, reestruturação societária, planejamento tributário e área fiscal, liderando importantes projetos.

Desenrola Prorrogado

O governo prorrogou o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas, até dia 31 de março. A medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicada no Diário da União desta terça-feira, 12.

A partir de hoje, contas de nível ouro ou prata podem fazer a renegociação para pagamento à vista ou parcelado; já contas de nível bronze podem acessar a plataforma de renegociação apenas para o pagamento da dívida à vista. Anteriormente, somente contas com certificação digital ouro ou prata estavam aptas a participarem do programa.

Acompanhe tudo sobre:GPA (Grupo Pão de Açúcar)HapvidaDesenrolaIPCA

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas