Invest

Inflação do Brasil, coletiva do Haddad e programa de recompra da MRV: 3 assuntos que movem o mercado

Na noite anterior, o Ibovespa fechou em um recorde histórico, acima dos 134 mil pontos

Radar econômico: inflação do Brasil é destaque nesta quinta-feira, 28 (	Luis Alvarez/Getty Images)

Radar econômico: inflação do Brasil é destaque nesta quinta-feira, 28 ( Luis Alvarez/Getty Images)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 28 de dezembro de 2023 às 08h29.

No último pregão do ano, nesta quinta-feira, 28, o futuro do Ibovespa sobe, otimista com a quarta alta consecutiva observada na sessão anterior, onde renovou a máxima histórica, fechando acima dos 134 mil pontos. O movimento ocorre ancorado em mais indícios de que o Comitê de Política Monetária (Copom) seguirá cortando os juros em 2024 - e ainda pode acelerar o passo.

No exterior, o mercado asiático fechou majoritariamente em alta, com ganhos liderados por Hong Kong, em meio à expectativa do afrouxamento monetário global. Já na Europa, os índices futuros operam em queda, enquanto nos Estados Unidos, somente o índice futuro Nasdaq opera em alta. O recuo faz parte de uma realização de lucros, já que as bolsas valorizaram desde o meio de dezembro, com a possibilidade de um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano).

IPCA-15, IGP-M e Caged

Entre os assuntos quentes do dia, destaque para a divulgação de índices brasileiros de referência para medir a inflação. Às 8h, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) mostrou uma aceleração de 0,37% em setembro, após queda de 0,14% em agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador cai 5,97%. No ano, o índice acumula queda de 4,93%.

Já às 9h, será publicado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), onde o mercado espera que os números de dezembro confirmem a tendência de desinflação, apontada na última ata do Comitê de Política Monetária (Copom). A queda dos preços dos alimentos e de passagens aéreas podem colaborar com o movimento de desinflação.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também divulga, às 14h, a criação de novos empregos no Brasil. Em outubro, os números apontaram para a criação de 190.366 postos formais.

Coletiva do Haddad e falas Campos Neto

Às 10h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará uma coletiva em que deve anunciar as medidas fiscais para compensar a desoneração da folha de pagamento. O Congresso prorrogou para 2027 a desoneração de 17 setores da economia, o que irá pesar nas contas públicas.

Na noite anterior, a GloboNews veiculou uma entrevista gravada com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em suas falas, a autoridade explicitou sua intenção de entregar juros “mais baixos possíveis” em 2024, o que animou o mercado. Apesar da fala otimista, ele manteve cautela e não aumentou a expectativa do ritmo de corte, que está em 0,50 pontos percentuais.

MRV recompra ações

A MRV (MRVE3) informou ao mercado, nesta quinta-feira, 27, a noite, que o Conselho de Administração aprovou um novo programa de recompra de ações para efeito de cancelamento, permanência em tesouraria e posterior alienação, ou a celebrar novas operações com derivativos lastreados em ações de sua emissão. Segundo o documento, o limite corresponde a recompra de até 6.082.426 de ações ordinárias, o que representa 8,06% do total de ações da Companhia em circulação no mercado.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

BTG Pactual lança simulador financeiro gratuito que ajuda a planejar sua aposentadoria

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?