Mercados

Bolsas asiáticas caem com falta de acordo para dívida grega

Autoridades da UE culpam Atenas pelo colapso da última rodada de conversas sobre a dívida da Grécia, que segundo autoridades não ofereceu quaisquer concessões


	Ações: Às 7h49 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,9 por cento
 (thinkstock)

Ações: Às 7h49 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,9 por cento (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 09h45.

Tóquio - Os mercados asiáticos fecharam em queda nesta segunda-feira, depois que as conversas da Grécia com credores para evitar o default acabaram sem acordo e de Wall Street ter registrado perdas antes da reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.

Às 7h49 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,9 por cento. Uma venda generalizada nas ações chinesas piorou ainda mais o humor, com investidores reagindo às notícias recentes de mais endurecimento no financiamento de margens e também por uma onda gigante de ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês).

Autoridades da União Europeia culparam Atenas pelo colapso da última rodada de conversas sobre a dívida da Grécia, que segundo as autoridades não ofereceu quaisquer novas concessões para assegurar os recursos de que precisa para pagar 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até o fim deste mês.

"Dado que a Alemanha não vai aprovar nada parecido com alívio de dívida a este ponto, provavelmente vamos ver uma continuação deste jogo político de 'gato e rato' durante a reunião de ministros das Finanças do Eurogrupo na quinta-feira, e para além disso até o fim do mês", disse o analista-chefe de mercados da CMC Markets UK, Michael Hewson, em nota para clientes.

"Isso nos leva a perguntar o porquê de não podermos pôr um fim nesta charada que sugere que um acordo é possível, e acelerar o tempo até o momento no final do mês quando o default acontece e podemos passar para a próxima etapa do processo", disse Hewson. . Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,09 por cento, a 20.387 pontos.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiaCrise gregaEuropaGréciaJapãoMetrópoles globaisPiigsTóquio

Mais de Mercados

Funcionário esconde R$ 750 milhões em despesas e provoca crise em gigante do varejo

TotalEnergies suspende investimentos no Grupo Adani após acusações de corrupção

Barclays é multada em mais e US$ 50 milhões por captar fundos ilegalmente no Catar

Ibovespa fica no zero a zero com investidores ainda à espera de anúncio do pacote fiscal