Mercados

Índice Bovespa sobe 3% por ânimo de investidores com Europa

Investidores estão mais animados após o Banco Central Europeu e o BC do Reino Unido terem anunciado medidas para garantir liquidez

No último pregão, a Bovespa foi prejudicada pelo comportamento de algumas ações como a Petrobras, o que não ocorre nesta quinta (Germano Lüders/EXAME.com)

No último pregão, a Bovespa foi prejudicada pelo comportamento de algumas ações como a Petrobras, o que não ocorre nesta quinta (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2011 às 13h27.

São Paulo - A Bovespa exibia forte alta nesta quinta-feira, com investidores mais animados após o Banco Central Europeu e o BC do Reino Unido terem anunciado medidas para garantir liquidez.

Às 13h01, o índice subia 3,09 por cento, a 52.589 pontos. O volume financeiro era de 2,8 bilhões de reais.

Nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) disse que retomará a compra de bônus cobertos reabrindo o programa de 60 bilhões de euros que esteve em vigência entre 2009 e 2010.

O Banco Central Britânico decidiu comprar 75 bilhões de libras adicionais em ativos para proteger a economia da Grã-Bretanha contra a crise de dívida da zona do euro e manter a recuperação, expandindo o programa de compra de ativos para um total de 275 bilhões de libras. O economista-sênior do Espiríto Santo Investment Bank, Flávio Serrano, afirmou que esses anúncios trouxeram alívio aos investidores, e lembrou que o Ibovespa tem tido comportamento mais fraco do que os mercados externos nos últimos dias.

"Nós temos visto o Ibovespa bem descolado do resto do mundo. O dia está relativamente bom lá fora, mas na quarta-feira também foi um dia bom e a bolsa brasileira subiu muito menos (que as demais)", afirmou.

O economista lembrou que no último pregão, a Bovespa foi prejudicada pelo comportamento de algumas ações como a Petrobras, o que não ocorre nesta quinta, com o papel subindo 3,9 por cento, a 18,92 reais.

Outras ações de peso no índice registravam forte alta, como as preferenciais da Vale , com ganhos de 2,1 por cento, a 39,52 reais. OGX subia 4,26 por cento, a 11,26 reais.

Eike Batista, controlador do grupo EBX, afirmou que vai antecipar de 2012 para este ano a contratação de mais quatro plataformas do tipo FPSO para a companhia de petróleo do grupo. Entre as ações que fazem parte do índice, apenas duas operavam em baixa. Telesp recuava 2 por cento, a 46,55 reais. Oi cedia 0,7 por cento, a 17,47 reais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosB3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA