Bovespa: índice chegou a cair no início da sessão, com investidores realizando lucros, após o Ibovespa ter registrado alta de 1,88% na quinta-feira e superado o patamar dos 49 mil pontos (Dado Galdieri/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 2 de agosto de 2013 às 11h50.
São Paulo - O principal índice da Bovespa subia na manhã desta sexta-feira, revertendo o movimento de queda registrado mais cedo, conforme o mercado avaliava dados sobre o mercado de trabalho norte-americano. Às 11h30 o Ibovespa avançava 0,78 por cento, a 49.522 pontos. O giro financeiro era de 1,26 bilhão de reais.
O índice chegou a cair no início da sessão, com investidores realizando lucros, após o Ibovespa ter registrado alta de 1,88 por cento na quinta-feira e superado o patamar dos 49 mil pontos. O movimento seguiu a leve queda das bolsas norte-americanas, após dados mostrarem que empregadores nos Estados Unidos desaceleraram o ritmo de contratações em julho.
O número de empregos fora do setor agrícola aumentou em 162 mil, abaixo da mediana das estimativas colhidas pela Reuters de 184 mil postos de trabalho. "O dado das contratações veio um pouco pior do que o previsto, fazendo o mercado realizar lucros", afirmou o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital. Uma segunda leitura dos dados, porém, que representam mais um argumento para o Federal Reserve, banco central norte-americano, ter cautela na redução de seu programa de estímulos, levou a bolsa a subir.
"O quadro externo mais suave, com os EUA se recuperando, a China se movimentando para crescer e a Europa melhorando indicadores tem favorecido a nossa bolsa, apesar dos indicadores domésticos ainda estarem fracos", afirmou o sócio da Órama Investimentos Álvaro Bandeira.
Puxavam o índice para cima os papéis de Vale, Usiminas e PDG Realty.
Entre as principais quedas estavam os papéis da Sabesp , após a agência reguladora do setor manter suspensa a revisão tarifária da companhia. JBS também era destaque de queda, depois de o papel da companhia ter encerrado o pregão de quinta-feira com valorização de 9,73 por cento.