Mercados

Índice Bovespa opera volátil, seguindo mercados externos

São Paulo - A bolsa brasileira operava com volatilidade nesta terça-feira seguindo o comportamento dos mercados externos, que também oscilam entre alta e baixa. Às 12h57, o Ibovespa tinha leve queda de 0,28 por cento, a 56.128 pontos. O giro financeiro era de 1,4 bilhão de reais. Na Europa, o índice Eurofirst ganhava 0,19 por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2011 às 12h16.

São Paulo - A bolsa brasileira operava com volatilidade nesta terça-feira seguindo o comportamento dos mercados externos, que também oscilam entre alta e baixa.

Às 12h57, o Ibovespa tinha leve queda de 0,28 por cento, a 56.128 pontos. O giro financeiro era de 1,4 bilhão de reais.

Na Europa, o índice Eurofirst ganhava 0,19 por cento, enquanto, em Wall Street, o Dow Jones caía 0,14 por cento, e o Standard & Poor's operava quase estável.

O estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, lembrou que as bolsas abriram em alta com a notícia de que as agências de classificação de risco não cortaram os ratings dos EUA devido ao fracasso de um "supercomitê" do Congresso para chegar a um acordo sobre a redução da dívida. "Na segunda houve o medo de que, se não aprovassem o acordo, as agências rebaixariam os ratings, mas elas já falaram que não vão fazer isso, o que fez as bolsas subirem pela manhã", afirmou.

"Mas o PIB dos EUA foi revisado para baixo (pela manhã), então os futuros norte-americanos começaram a cair mais forte, e o Ibovespa acompanhou", disse Galdi.

O PIB norte-americano no terceiro trimestre cresceu 2,0 por cento, ante 2,5 por cento registrados na leitura anterior.

[ID:nE5E7L401B] No mercado interno, o papel do PDG registrava uma das maiores quedas do índice, de 3,5 por cento, a 6,32 reais. No mesmo setor, MRV caía 2,5 por cento, a 10,12 reais.

Outro destaque de queda era a Light , com recuo de 1,07 por cento, a 26,87 reais, após o Citi rebaixar sua recomendação para "venda". [ID:nN1E7AL08P] Na outra ponta, Marfrig registrava a maior alta, de 4,66 por cento, a 8,08 reais. No mesmo setor, JBS tinha ganhos de 3,02 por cento, a 5,79 reais.

Entre as blue chips, a preferencial da Vale operava em baixa, de 0,19 por cento, a 41,07 reais.

Na noite de segunda-feira, a empresa informou que seu presidente, Murilo Ferreira, vai submeter ao Conselho de Administração uma proposta de nova estrutura da diretoria executiva, com Tito Martins passando ao comando da área financeira. [ID:nN1E7AK29P] Já a preferencial da Petrobras operava em alta, de 0,32 por cento, a 21,87 reais.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasIbovespaMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump