Mercados

Índice Nikkei fecha em queda com fortalecimento do iene

A Toyota perdeu 1,8% e a Sony caiu 5,6%. A Panasonic recuou 3,4%


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 1,0%, para 11.251,41 pontos, após um ganho de 1,9% na sessão anterior
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 1,0%, para 11.251,41 pontos, após um ganho de 1,9% na sessão anterior (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 05h19.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda nesta quarta-feira, uma vez que o fortalecimento renovado do iene atingiu grandes exportadores japoneses como a Toyota Motor e a Sony.

O índice Nikkei caiu 1,0%, para 11.251,41 pontos, após um ganho de 1,9% na sessão anterior.

A moeda japonesa subiu em relação ao dólar durante a noite depois que o grupo das sete principais economias do mundo (G-7) emitiu ontem uma declaração que reafirma o seu compromisso de deixar as forças do mercado determinarem as taxas de câmbio.

O documento também afirmava que a política dos bancos centrais será focada exclusivamente em objetivos nacionais.

"O iene pode estar na agenda da (próxima) reunião do G20", afirmou Hideyuki Ishiguro, estrategista sênior da Okasan Securities. "As ;ações são susceptíveis de enfrentar vendas por enquanto".

A Toyota perdeu 1,8% e a Sony caiu 5,6%. A Panasonic recuou 3,4%.

Enquanto isso, os participantes do mercado e analistas tentaram decifrar o que a declaração do G-7 realmente significava.

Daisuke Karakama, economista de mercado da Mizuho Corporate Bank, disse que a declaração foi provavelmente destinada a evitar preventivamente qualquer crítica por parte das economias emergentes.


O Federal Reserve Bank, o Banco Central Europeu e o Banco do Japão têm se comprometido a realizar medidas de relaxamento agressivas, o que empurraram as moedas emergentes para cima, provocando críticas.

Karakama disse que um sistema de câmbio flutuante é um sistema onde a política monetária é aplicada para produzir a estabilidade dos preços domésticos e não afetar as taxas de câmbio estrangeiras. Mas é difícil remover completamente os efeitos sobre a taxa de câmbio na tentativa de perseguir a estabilidade dos preços internos, disse ele.

As taxas de câmbio e a competitividade dos preços são extremamente importantes para os fabricantes de produtos, particularmente, quando há excesso de capacidade.

As ações da Olympus perderam 2,7%, depois que a empresa cortou sua perspectiva de lucro líquido para 6 bilhões de ienes, de 8 bilhões de ienes, para o ano fiscal que termina em março. A empresa citou o enfraquecimento contínuo no negócio de câmera digital. AS informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Ibovespa abre em queda de olho em fiscal brasileiro

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre

Mercedes-Benz reduz previsão de lucro e ações chegam a cair 7%

Decisão de juros na Ásia, novo CEO da Nike e relatório bimestral de despesas: o que move o mercado