O giro financeiro foi de R$ 4,647 bilhões (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)
Da Redação
Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 17h45.
São Paulo - A bolsa brasileira ficou praticamente estável no pregão desta quinta-feira, seguindo a indefinição dos mercados dos Estados Unidos, com investidores a espera dos dados do mercado de trabalho norte-americano na sexta-feira.
O Ibovespa apresentou oscilação positiva de 0,04 por cento, a 64.593 pontos. O giro financeiro foi de 8,01 bilhões de reais. Em Nova York, o índice Dow Jones tinha leve queda de 0,02 por cento, às 18h25 (horário de Brasília), enquanto o S&P 500 tinha alta de 0,17 por cento. "
O Ibovespa seguiu os mercados externos, e teve ligeira queda por conta dos fortes ganhos dos últimos dias, e também pela queda das commodities", explicou o estrategista-chefe do Banco WestLB, Luciano Rostagno. O recuo nas cotações de commodities, como o petróleo, levaram as principais ações do índice a registrarem quedas.
A preferencial da Petrobras recuou 1,68 por cento, a 24,53 reais, enquanto OGX perdeu 2,63 por cento, a 17,03 reais. A Vale conseguiu se manter em campo positivo, e teve leve alta de 0,3 por cento, a 43,68 reais. Para Rostagno, os investidores operaram em compasso de espera pelos dados do mercado de trabalho dos EUA, que serão divulgados na manhã de sexta-feira.
Segundo ele, se os números decepcionarem, a bolsa poderá registrar uma realização de lucros mais forte. Nesta sessão, a maior queda do Ibovespa foi registrada pela ação da Embraer, de 3,78 por cento, a 11,95 reais. A agência de classificação de risco Moody's apontou a empresa como uma das brasileiras mais expostas à Europa.
Na outra ponta, Gol registrou a maior alta, de 6,13 por cento, a 12,81 reais, sendo seguida por Gafisa , com ganhos de 5,94 por cento, a 5,35 reais. A construtora informou na manhã desta quinta-feira que recebeu proposta de investidores para aquisição de ativos da empresa.