Mercados

Índice europeu de ações opera estável em véspera do Natal

O índice FTSEurofirst 300 está caminhando para registrar um ganho de 13,8 por cento em 2012


	Bolsas na Alemanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça não abriram
 (Ralph Orlowski/Getty Images)

Bolsas na Alemanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça não abriram (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2012 às 07h22.

PARIS - As bolsas de valores da Europa operavam praticamente estáveis nesta segunda-feira, consolidando ganhos registrados nas últimas cinco semanas e com volumes recuando em meio à proximidade do encerramento da sessão, no meio dia, por causa do Natal.

Uma série de mercados europeus como o francês, holandês, espanhol e britânico vai operar apenas meia sessão nesta segunda-feira, enquanto os negócios na Alemanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça não abriram.

Às 7h42 (horário de Brasília), o índice europeu de ações FTSEurofirst 300 mostrava leve valorização de 0,02 por cento, a 1.139 pontos, pouco abaixo do maior nível em 19 meses atingido na semana passada, de 1.144 pontos.

Investidores se mostravam cautelosos depois que negociações entre Democratas e Republicanos nos Estados Unidos para evitar uma situação de abismo fiscal no país, em que aumentos de impostos e cortes de gastos entrarão em vigor a partir de 1o de janeiro, estavam paralisadas nesta segunda-feira. O presidente norte-americano, Barack Obama, e parlamentares estão fora de Washington para o Natal.

O índice FTSEurofirst 300 está caminhando para registrar um ganho de 13,8 por cento em 2012, a melhor performance anual desde 2009, impulsionado por medidas de estímulo de bancos centrais para a retomada do crescimento econômico e solução da crise de dívida da zona do euro.

"Este tem sido um ano de transição e agora é tempo de virar a página e seguir em frente, começar a escolher ações novamente para o longo prazo, companhias expostas ao consumidor emergente em regiões como Ásia e África", disse David Thebault, da Global Equities.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Decisão de juros na Ásia, novo CEO da Nike e relatório bimestral de despesas: o que move o mercado

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%