Mercados

Índice europeu de ações atinge máxima em 18 meses

Londres - O principal índice das bolsas de valores europeias alcançou o maior nível de fechamento em 18 meses em meio a poucos negócios nesta quinta-feira, puxado pelas ações financeiras. Dados econômicos da Ásia, Europa e Estados Unidos também impulsionaram o otimismo sobre a retomada econômica. O FTSEurofirst 300, índice das principais ações da Europa, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2010 às 13h30.

Londres - O principal índice das bolsas de valores europeias alcançou o maior nível de fechamento em 18 meses em meio a poucos negócios nesta quinta-feira, puxado pelas ações financeiras.

Dados econômicos da Ásia, Europa e Estados Unidos também impulsionaram o otimismo sobre a retomada econômica.

O FTSEurofirst 300, índice das principais ações da Europa, encerrou em alta de 1,2 por cento, para um fechamento preliminar em 1.091 pontos. É o nível mais alto de fechamento desde o final de setembro de 2008.

O índice ganhou 7,1 por cento em março e 3,1 por cento no primeiro trimestre. Desde a sua mínima recorde em março de 2009, o índice avançou mais de 69 por cento.

Os bancos estavam entre os que mais ganharam, com o índice bancário STOXX Europe 600 subindo 1,9 por cento. Os papéis do HSBC, Lloyds, Royal Bank of Scotland, BNP Paribas, Société Générale e UBS se valorizaram de 1,1 a 3,6 por cento.

"O forte dado do ISM (sobre o setor manufatureiro dos EUA) está impulsionando a confiança e, no curto prazo, isso é um fator que apoia os mercados de ações", disse Tammo Greetfeld, estrategista de ações do UniCredit.

"Porém, se nós olharmos em um horizonte de três a seis meses, os indicadores de confiança econômica devem chegar aos picos e, nesse ambiente, eu espero que a proporção recompensa-risco para os investimentos em ações deteriore", acrescentou.

O setor manufatureiro dos Estados Unidos cresceu em março no maior ritmo em mais de cinco anos, a atividade manufatureira na zona do euro cresceu na maior taxa em mais de três anos no mês passado e o setor manufatureiro chinês acelerou no mês com a escalada das encomendas.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 1,15 por cento, a 5.744 pontos.

 

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,33 por cento, para 6.235 pontos.

 

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,52 por cento, para 4.034 pontos.

 

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,57 por cento, para 23.206 pontos.

 

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 1,81 por cento, para 11.067 pontos.

 

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em alta de 1,02 por cento, para 8.185 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropa

Mais de Mercados

Volvo volta a nomear Hakan Samuelsson como CEO em meio à crise tarifária dos EUA

Com olho na Ásia, JBS (JBSS3) investirá US$ 100 milhões em duas plantas no Vietnã

Blackstone avalia adquirir participação no TikTok nos EUA, dizem fontes

Enel protocola na Aneel pedido de renovação da concessão em SP por 30 anos