Mercados

Índice Bovespa cai com mercado externo; BB é destaque de alta

A alta de ações de bancos, após o BC ter retirado parte das medidas de contenção de empréstimos tomadas no final de 2010, ajudava a evitar uma queda maior do Ibovespa

A ação do Banco do Brasil figurava entre os destaques positivos do pregão, com ganho de 3,6% (Pedro Zambarda/EXAME.com)

A ação do Banco do Brasil figurava entre os destaques positivos do pregão, com ganho de 3,6% (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 12h47.

São Paulo - A bolsa brasileira operava em queda nesta segunda-feira, seguindo os mercados externos e com volume reduzido pela véspera do feriado nacional.

Às 13h16, o Ibovespa tinha queda de 0,74 por cento, a 58.116 pontos. O giro financeiro era de 1,42 bilhão de reais.

A alta de ações de bancos, após o Banco Central ter retirado parte das medidas de contenção de empréstimos tomadas no final do ano passado, ajudava a evitar uma queda maior do principal índice da bolsa. A ação do Banco do Brasil figurava entre os destaques positivos do pregão, com ganho de 3,6 por cento, a 25,35 reais, e o maior giro da sessão, de 125 milhões de reais.

"Nosso índice até mostra força já que lá fora a Europa cai em virtude da captação a juros mais altos na Itália, embora as coisas tenham se acalmado com a saída de Berlusconi", afirmou o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos.

A Itália pagou um juro recorde de 6,29 por cento para vender bônus de cinco anos nesta segunda-feira, no primeiro leilão realizado depois que Mario Monti foi nomeado para liderar um governo de emergência e combater a crise, no lugar de Silvio Berlusconi, que deixou o cargo de primeiro-ministro no fim de semana. O índice europeu de ações FTSEurofirst registrava queda de cerca de 1 por cento.

Na Bovespa, a ação preferencial da Petrobras cedia 0,28 por cento, a 21,70 reais, enquanto a ordinária desvalorizava 0,38 por cento, a 23,56 reais.

A estatal teve queda de 26 por cento no lucro líquido no terceiro trimestre ante igual período de 2010. Para o restante da sessão, Brugger, da Leme Investimentos, não acredita em mudanças. "É dia de poucos indicadores e véspera de feriado. Vair ser um pregão mais devagar", disse.

Entre as influências negativas sobre o Ibovespa estavam ações de energia e construção.


A ação ordinária da Eletrobras recuava 2,47 por cento, enquanto a preferencial da Cesp perdia 2,35 por cento.

Rossi Residencial tinha baixa de 3,13 por cento e MRV Engenharia tinha queda de 3,20 por cento.

PDG Realty recuava 3,19 por cento, após reportar lucro líquido ajustado de 265,2 milhões de reais no terceiro trimestre, valor 1 por cento maior do que um ano antes. Na outra ponta, além da ação do BB, aparecia Marfrig . O papel do frigorífico subia 6,12 por cento e dava continuidade ao comportamento de alta da sexta-feira, após reportar uma melhora na margem Ebitda.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3BancosBB – Banco do Brasilbolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasservicos-financeiros

Mais de Mercados

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Ibovespa sobe 1% com ajuda de Vale (VALE3); dólar fecha na casa dos R$ 6

Braskem anuncia R$ 614 milhões em investimentos para ampliar produção