Mercados

IGP-M é destaque no Brasil em dia fraco de indicadores

Nos Estados Unidos, atenção do mercado estará concentrada na publicação de dados sobre o atacado

Agenda do Investidor (SXC.Hu)

Agenda do Investidor (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2011 às 06h00.

São Paulo – A agenda econômica desta sexta-feira traz alívio um certo alívio aos investidores, principalmente no que diz respeito a quantidade de indicadores previstos para o dia e o menor impacto gerado sob o mercado no momento de divulgação. No Brasil, o destaque fica para os dados de inflação, enquanto nos Estados Unidos são os números dos estoques no atacado que atraem a atenção.

Na cena doméstica, o dia começa com a divulgação às 8 horas (horário de Brasília) do IGP-M, referente ao primeiro decêndio de setembro e calculado periodicamente pela Fundação Getulio Vargas. O indicador é utilizado para balizar os aumentos da energia elétrica e dos contratos de aluguéis.

Às 9 horas, sai a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, referente a julho. Divulgada pelo IBGE, ela mostra a a evolução da produção e do mercado de trabalho na indústria. Já às 10 horas, o IBGE revela o levantamento sistemático sobre a safra agrícola brasileira, referente a agosto.

Nos Estados Unidos, o único indicador previsto para o dia é o Wholesale Inventories, que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista americano. O estudo é preparado pelo Departamento de Comércio dos EUA. O consenso do mercado é de que os estoques cresçam 0,7%, segundo apontam dados captados pelo Briefing.com.

Na Europa, às 3 horas é publicado o Índice de Preços aos Consumidor da Alemanha, enquanto as 5h30 será conhecido o Índice de Preços ao Produtor do Reino Unido. Todos os indicadores são referentes ao mês de agosto.

Na Ásia, em especial no Japão e na China, não está prevista a divulgação de indicadores que possam ter impacto sobre os mercados. Durante sábado e domingo, nenhum evento relevante está programado para ocorrer no Brasil ou no exterior.

Acompanhe tudo sobre:Agenda do dia

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF