Mercados

Iene sobe com falas contraditórias do governo japonês

Ministro Taro Aso disse que o governo do país não tem a intenção de pedir ao Banco do Japão (BoJ) que passe a comprar bônus estrangeiros


	Iene, a moeda japonesa
 (Bay Ismoyo/AFP)

Iene, a moeda japonesa (Bay Ismoyo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

O dólar recuou frente ao iene nesta terça-feira, depois de o ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, dizer que o governo do país não tem a intenção de pedir ao Banco do Japão (BoJ) que passe a comprar bônus estrangeiros, medida que causaria uma depreciação da moeda japonesa. Na véspera, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, havia defendido essas compras.

"O iene está mostrando sinais de ter chegado ao fundo do poço, à medida que a expectativa exagerada do mercado quanto a um relaxamento monetário agressivo está sendo questionada", comentou o analista Julian Jessop, da Capital Economics.

O mercado está na expectativa de que o primeiro-ministro Abe defina o nome do próximo presidente do BoJ. O atual, Masaaki Shirakawa, anunciou que deixa o cargo em 19 de março. Segundo a estrategista Sue Trinh, da RBC Capital Markets, as declarações contraditórias de Aso e Abe "apenas destacam as divergências noticiadas" entre os dois dirigentes sobre a sucessão no BoJ.

Especula-se que o favorito do ministro das Finanças é Toshiro Muto, visto como moderado em suas opiniões sobre política monetária, enquanto o preferido do primeiro-ministro seria Kazumasa Iwata, que no ano passado havia sugerido a criação de um fundo para investir em bônus estrangeiros.

O euro, por sua vez, subiu frente ao dólar em reação ao índice de sentimento dos investidores sobre a economia alemã do instituto ZEW, que superou as expectativas.

Na quarta-feira (20), além da possibilidade de anúncio da indicação do novo presidente do BoJ, o mercado estará atento à divulgação das atas das últimas reuniões de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) e do Federal Reserve (Fed).

No final da tarde em Nova York, o euro valia US$ 1,3388, de US$ 1,3353 na segunda-feira; o iene estava cotado a 93,59 por dólar, de 93,88 por dólar na véspera; o euro correspondia a 125,30 ienes, de 125,35 ienes. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedasIene

Mais de Mercados

Redução de risco cardíaco em teste do Wegovy impulsiona Novo Nordisk nos EUA

Investidores subestimam ameaça de Trump ao Fed, alertam economistas

Abóbora faz Starbucks ter semana com recorde de vendas

BTG Pactual troca Prio (PRIO3) por Embraer (EMBR3) e mantém 10% em construção civil em setembro