Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)
Guilherme Guilherme
Publicado em 20 de maio de 2022 às 10h35.
Última atualização em 20 de maio de 2022 às 16h46.
Ibovespa hoje: o principal índice da brasileira avança nesta sexta-feira, 20, seguindo o bom humor internacional motivado pelo corte da taxa preferencial de empréstimo de cinco anos pelo Banco Central da China na última noite.
A decisão chinesa vai na contramão do aperto monetário dos principais bancos centrais do mundo. O movimento também ajuda a reduzir as crescentes preocupações sobre a demanda da segunda maior economia do mundo diante de restrições para conter a covid-19 nas principais cidades do país.
"É mais um passo [da China] para a redução do custo de aquisição de imóveis, numa tentativa de estimular o segmento. Isso cria um apetite de maior apetite ao risco na China, pavimentando um ambiente [de investimentos] melhor", disse Arthur Mota, economista do BTG Pactual, em morning call desta manhã.
No câmbio, o bom humor favorece o real, com o dólar caindo a R$ 4,85 na mínima do dia – a menor em um mês.
Destaques de ações
A melhora de humor se reflete principalmente em ativos mais ligados à economia chinesa. A Vale, uma das maiores exportadoras de minério de ferro para a China, beira 2% de alta nesta sessão. A mineradora é a empresa com o maior peso no Ibovespa, tendo um papel chave para a forte alta do índice desta sexta.
Outros papéis ligados ao, como CSN e CSN Mineração sobem cerca de 3% e ficam entre as maiores altas do dia.
A expectativa de maior demanda na China ajuda a impulsionar até o preço do petróleo, que volta a superar US$ 113 por barril. A apreciação contribui com a valorização petrolíferas, que chegam a subir mais de 1% na bolsa brasileira. A Petrobras, cujas ações tem a segunda maior participação na carteira teórica do Ibovespa, ajuda a puxar os ganhos do índice.
Fora do Ibovespa, as units da GetNet lideram as altas da bolsa. Os papéis da companhia de maquininhas do Santander disparam mais de 20%, após oferta de sua controladora e subsidiária do banco fazer uma oferta para tirá-la da bolsa. O prêmio oferecido foi de 30% em relação à cotação do último fechamento.