Fachada da Bovespa: às 11h, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,47 por cento, a 48.769 pontos. O giro financeiro do pregão era de 531,8 milhões de reais (Bloomberg News/Paulo Fidman)
Da Redação
Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 10h24.
São Paulo - A Bovespa iniciava em leve alta esta quarta-feira, influenciada pelo avanço da mineradora Vale e pelo bom humor das negociações nas praças acionárias asiáticas, mas ações do setor siderúrgico freavam ganhos mais significativos.
Às 11h, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,47 por cento, a 48.769 pontos. O giro financeiro do pregão era de 531,8 milhões de reais.
Depois de ter injetado mais de 255 bilhões de iuanes (42 bilhões de dólares) no sistema financeiro, o banco central da China disse na terça-feira que liberou mais recursos para instituições de pequeno e médio porte, aliviando apertos de crédito imediatos antes do Ano Novo Lunar.
A bolsa de Xangai encerrou o último pregão em alta de 2,16 por cento, o que influenciava a Bovespa no início dos negócios. "O mercado doméstico tem estado muito 'difícil', não apresentando direcionamento mais consistente.... como o índice brasileiro tem andado correlacionado com o índice de Xangai (China), abre-se espaço hoje para um pregão de repique", afirmaram os analistas Nataniel Cezimbra e Hamilton Alves, do BB Investimentos, em relatório.
Nas quatro sessões anteriores, o Ibovespa acumulou perda de 3,12 por cento, tendo sido afetado na segunda e terça-feiras por perspectivas piores sobre a economia chinesa, maior destino das exportações brasileiras.
Por aqui, as siderúrgicas CSN e Usiminas tinham nesta quarta sua segunda sessão como as maiores quedas do Ibovespa. Apesar do alívio das preocupações sobre o setor financeiro da China, a queda do preço do minério de ferro no mercado à vista para o menor valor em pouco mais de seis meses continuava prejudicando o setor siderúrgico, também produtor da commodity.
Por outro lado, a ação preferencial da mineradora Vale , que também caiu expressivamente na terça, sustentava-se no território positivo, depois de seu presidente, Murilo Ferreira, afirmar que os fatores por trás da queda dos preços do minério são "transitórios". A Gol apresentava uma das maiores valorizações do Ibovespa pela manhã, após a companhia ter divulgado números de tráfego aéreo do mês de dezembro, quando a oferta no mercado doméstico subiu 11,8 por cento ante o mesmo mês de 2012.