Mercados

Ibovespa tem alta de 1,09% amparado em ganhos da Petrobras

As atenções dos investidores seguem para as negociações do Executivo com Congresso Nacional para avançar a agenda de reformas

B3: "O mercado está bem cético em relação a ele (Trump) e a gente pode ter um pouco mais de volatilidade" (Patricia Monteiro/Bloomberg)

B3: "O mercado está bem cético em relação a ele (Trump) e a gente pode ter um pouco mais de volatilidade" (Patricia Monteiro/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 18h04.

São Paulo - O principal índice da bolsa paulista fechou esta sexta-feira em alta, com destaque para Petrobras, após medidas que garantem benefícios tributários para o setor petrolífero.

O Ibovespa fechou em alta de 1,09 por cento, a 68.714 pontos. Na semana, o índice acumulou ganho de 2,01 por cento. O giro financeiro do pregão somou 9,1 bilhões de reais.

No front local, as atenções seguem para as negociações do Executivo com Congresso Nacional para avançar a agenda de reformas, com a expectativa de que a votação da proposta da Taxa de Longo Prazo (TLP) para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em comissão aconteça na próxima semana.

No cenário externo, a cautela seguiu no radar, diante de preocupações com a capacidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em avançar sua agenda econômica e também após um ataque em Barcelona. Os índices de Wall Street fecharam em baixa de 0,1 a 0,35 por cento.

"O mercado está bem cético em relação a ele (Trump) e a gente pode ter um pouco mais de volatilidade", disse o analista da Um Investimentos Aldo Moniz.

Destaques

- PETROBRAS PN avançou 4,2 por cento e PETROBRAS ON teve alta de 3,24 por cento, após medidas fiscais positivas para o setor petrolífero, incluindo a renovação do Repetro, regime especial de exportação e importação de bens para pesquisa e produção. Os papéis também ganharam respaldo das altas dos preços do petróleo no mercado internacional. No fim do dia, a Reuters publicou que o Citigroup e outros sete bancos devem coordenar a oferta inicial de ações da BR Distribuidora, que deve ocorrer em novembro.

- USIMINAS PNA ganhou 1,01 por cento, após o Valor Econômico publicar que a empresa vai aumentar os preços de toda sua linha de produtos em 13 por cento a partir de setembro.

- VALE ON avançou 1,12 por cento, na esteira dos preços do minério de ferro na China, com o contrato futuro mais negociado disparando 6,6 por cento nesta sessão.

- BB SEGURIDADE subiu 4,27 por cento, retomando a trajetória de recuperação iniciada na semana passada e interrompida na véspera.

- KROTON ON caiu 1,69 por cento, entre as maiores perdas do Ibovespa, em movimento de ajuste após acumular alta de 21,64 por cento em nove pregões.

- B2W ON disparou 11,3 por cento, após o UBS melhorar a recomendação para as ações da empresa para "neutra", ante "venda", e elevar o preço-alvo doa papéis.

Acompanhe tudo sobre:B3IbovespaPetrobras

Mais de Mercados

Dólar abre em alta e bate R$ 6,00 após anúncio de Haddad

Em ritmo intenso de expansão, Fleury compra laboratório em Campinas por R$ 130 milhões

Detalhes sobre o ajuste fiscal, isenção do IR e feriado nos EUA: os assuntos que movem o mercado

Colapso do governo? A crise política que abala os mercados na França