Mercados

Ibovespa deve fechar semana no azul; B2W despenca

Bolsas da Europa apresentavam movimento negativo, após a Espanha sinalizar que vai fixar uma meta de déficit maior

Ibovespa caminha para fechar a semana com alta de aproximadamente 2% (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

Ibovespa caminha para fechar a semana com alta de aproximadamente 2% (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2012 às 20h28.

São Paulo – Com alta de 2,2% no desempenho semanal, o Ibovespa valorizava 0,5% na máxima desta sexta-feira, aos 67.140 pontos.

Já as bolsas da Europa apresentavam movimento negativo, após a Espanha sinalizar que vai fixar uma meta de déficit maior do que a acordada inicialmente com a União Europeia (UE). O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que a Espanha vai basear seu Orçamento de 2012 em uma meta de déficit de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB), uma meta mais suave do que o objetivo de 4,4% acertado com a União Europeia.

Além disso, todos os países da União Europeia, à exceção de Reino Unido e República Tcheca, assinaram nesta sexta-feira o pacto fiscal que sela seu compromisso com a disciplina orçamentária. Os chefes de Estado e de Governo de 25 países-membros da UE rubricaram o chamado 'Tratado para Estabilidade, Coordenação e Governança na União Econômica e Monetária' em cerimônia no início do último dia da cúpula europeia.

O tratado representa um 'importante passo para restabelecer a confiança na UE', e também permitirá 'prevenir a repetição da crise da dívida soberana', afirmou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

/libc/player/liquid3.swf

B2W

As ações ordinárias da B2W (BTOW3) assumiam a ponta negativa do Ibovespa no início desta tarde. Na mínima do dia, os papéis sofriam uma desvalorização de 6%, negociados a 9,93 reais. Nos últimos 12 meses, a empresa perdeu 60,5% de seu valor de mercado na bolsa.

A B2W encerrou o quarto trimestre de 2011 com prejuízo duas vezes maior que o registrado um ano antes, ainda refletindo problemas com logística e prazos de entrega -cenário que se prolongou ao longo de todo o ano passado- e pressionada pelo aumento da concorrência.

A dona dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime teve prejuízo de 28,8 milhões de reais entre outubro e dezembro, comparado a perda de 14,2 milhões no mesmo intervalo de 2010. O prejuízo ficou ligeiramente abaixo da média das previsões de quatro analistas consultados pela Reuters, de perda de 29,8 milhões de reais no período.

No fechado do último ano, a empresa de comércio eletrônico apurou prejuízo de 89,2 milhões de reais, revertendo lucro de 33,6 milhões em 2010.

Lojas Americanas

O mercado também repercute hoje os números da Lojas Americanas (LAME4). Os papéis da varejista registram uma queda de 4,1% na mínima do dia, valendo 17,57 reais.

A Lojas Americanas teve lucro líquido de 180,2 milhões de reais no quarto trimestre, crescimento de 13,5 por cento sobre um ano antes. O resultado ficou em linha com a média das previsões de quatro analistas, de 179,5 milhões de reais, segundo pesquisa da Reuters.

No fechado do ano, a varejista registrou lucro líquido de 340 milhões de reais, avanço de 10 por cento sobre 2010.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15