Mercados

Ibovespa sobe com expectativa por reforma da Previdência

Às 11:14, o índice da bolsa brasileira subia 0,93 por cento, a 74.117 pontos. O giro financeiro era de 2,36 bilhões de reais

B3: investidores seguem atentos às negociações em torno da reforma da Previdência (Germano Lüders/Exame)

B3: investidores seguem atentos às negociações em torno da reforma da Previdência (Germano Lüders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 21 de novembro de 2017 às 11h45.

São Paulo - O principal índice da bolsa paulista operava em alta nesta terça-feira, com o tom positivo na volta do feriado amparado nas articulações do presidente Michel Temer para a aprovação da reforma da Previdência.

A primeira parte do pregão é marcada ainda por vencimento de opções sobre ações, o que pode adicionar alguma volatilidade aos negócios.

Às 11:14, o Ibovespa subia 0,93 por cento, a 74.117 pontos. O giro financeiro era de 2,36 bilhões de reais.

Apesar do calendário cada vez mais apertado devido à proximidade do fim do ano e antes do período de campanha eleitoral, o governo segue articulando sua base para tentar emplacar um texto enxuto que altere pontos das regras para a Previdência, o que é visto pelo mercado como crucial para as contas públicas no médio prazo.

Neste cenário, Temer escolheu um deputado ligado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para o Ministério das Cidades e ainda costura para agradar a bancada de deputados do PMDB. A Reuters informou na véspera que o deputado Alexandre Baldy deve ser indicado oficialmente nesta terça-feira pelo presidente para assumir a pasta.

"A aproximação e entendimento entre Maia e Temer sugere acomodação política e chance real de tramitação da reforma previdenciária", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes.

Destaques

- Cemig PN avançava 3,16 por cento, reagindo ao acordo fechado com os principais bancos credores para refinanciar até 4 bilhões de reais em dívidas de curto e médio prazos.

- Cosan ON subia 1,38 por cento, após sua controladora Cosan Limited informar que iniciará nesta terça-feira uma oferta para recompra de até 200 milhões de dólares de ações ordinárias Classe "A" na Bolsa de Nova York. Na véspera, os papéis subiram quase 9 por cento no mercado norte-americano, após o anúncio da oferta.

- Petrobras PN tinha alta de 0,94 por cento e Petrobras ON ganhava 0,79 por cento, em dia positivo para os preços do petróleo no mercado internacional.

- Vale ON subia 0,97 por cento, em sessão de alta para os contratos futuros do minério de ferro na China.

- Itaú Unibanco PN avançava 1,11 por cento e Bradesco PN tinha valorização de 0,8 por cento, ajudando o tom positivo do índice devido ao peso desses papéis em sua composição.

- Gol PN e Azul PN, que não fazem parte do Ibovespa, subiam 3,76 por cento e 2,24 por cento, respectivamente, após o JP Morgan elevar o preço-alvo para as ações das duas empresas. No caso da Gol, o novo preço é de 16,50 reais, acima dos 12,50 reais anteriormente, enquanto para a Azul, o novo preço é de 37 reais, ante 35 reais.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespaReforma da Previdência

Mais de Mercados

Brasil sai ‘vencedor’ em tarifaço, mas incerteza global deve pesar na Bolsa

Bolsas na Ásia têm forte queda após anúncio de tarifas de Trump

Embraer (EMBR3): entregas de aviões crescem 20% no 1º tri

CFO da GOL renuncia em meio a processo de recuperação judicial