Mercados

Ibovespa recua com Vale em sessão com vencimento de opções

Às 11h23, o principal índice da Bovespa perdia 0,59 por cento, a 48.725 pontos


	IBovespa: às 11h23, o principal índice da Bovespa perdia 0,59 por cento, a 48.725 pontos
 (.)

IBovespa: às 11h23, o principal índice da Bovespa perdia 0,59 por cento, a 48.725 pontos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2015 às 11h00.

São Paulo - O tom negativo prevalecia na bolsa paulista na manhã desta segunda-feira, marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações, com a queda dos papéis da Vale respondendo pela principal pressão negativa no Ibovespa.

A liquidez neste primeiro pregão da semana tende a ser reduzida, em razão do feriado nos Estados Unidos, principalmente à tarde, passado o exercício das opções.

Às 11h23, o principal índice da Bovespa perdia 0,59 por cento, a 48.725 pontos. O volume financeiro, ajudado pelo vencimento de opções, estava em cerca de 1,44 bilhão de reais.

As preferenciais da Vale caíam 1,7 por cento, após alta de mais de 5 por cento na sexta-feira. Na China, o minério de ferro recuou, o que corroborava o ajuste de baixa. Os papéis da mineradora costumam estar entre as séries mais líquidas do vencimento, assim como as ações da estatal Petrobras , que também pesava negativamente, com as preferenciais em baixa de 0,6 por cento.

A companhia segue sob os holofotes, em meio a desdobramentos da operação Lava Jato, da Política Federal, e expectativa de divulgação do balanço do terceiro trimestre aguardado para este mês ainda.

A queda do petróleo corroborava o declínio, com o preço do Brent abaixo de 50 dólares o barril nesta segunda-feira depois que o Iraque anunciou produção recorde e em meio a uma piora das perspectivas para a economia global. O setor de educação também estava entre os destaques negativos, com Kroton à frente, perdendo quase 3 por cento, em meio a incertezas sobre mudanças recentes no programa de financiamento ao ensino superior Fies.

As preferenciais da Oi perdiam 3 por cento. A operadora de telecomunicações divulgou nesta segunda-feira comunicado da sua controlada Portugal Telecom SGPS informando que, nos termos acordados com a Altice, uma dívida de 400 milhões de euros inicialmente emitida pela PT SGPS e atualmente de responsabilidade da PT Portugal ficará no universo das empresas Oi, se beneficiando da garantia da companhia brasileira.

Na contramão, Gerdau era uma das poucas altas, após aprovar recompra de até 3,4 por cento de suas ações preferenciais em circulação no mercado dentro de um prazo máximo de três meses.

Nota do BTG Pactual a clientes também citou notícia da publicação especializada do setor SBB de que os aumentos de preços de aços planos serão implementados na distribuição a partir desta segunda-feira. Citando a matéria, o BTG diz que os ajustes serão de 5 por cento para laminado a quente, de 6 por cento a laminado a frio e 8 por cento para galvanizado.

No exterior, sem Wall Street, medidas do regulador do mercado de capitais na China ocuparam a atenção, enquanto o índice europeu de ações FTSEurofirst 300 atingiu sua máxima em sete anos em meio à expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) esteja prestes a embarcar em um programa de compra de títulos. 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIbovespaMercado financeiroMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol