Painel de cotações da B3 (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)
Guilherme Guilherme
Publicado em 4 de abril de 2022 às 10h33.
Última atualização em 4 de abril de 2022 às 16h26.
Ibovespa hoje: o principal índice da B3 recua nesta segunda-feira, 4, puxado pelas ações da Petrobras (PETR3/PETR4). A estatal recua mais de 1%, na contramão da alta do petróleo do exterior, com incertezas sobre o futuro da companhia.
Segundo a colunista Malu Gaspar, de O Globo, Adriano Pires desistiu de assumir a presidência da estatal. Pires, com três décadas de experiência no setor, era visto pelo mercado como boa alternativa para o cargo. Rodolfo Landim, indicado para a presidência do conselho, recusou o cargo neste fim de semana.
O governo, no entanto, ainda tenta reverter a desistência de Pires, segundo a Bloomberg. O movimento ajudou a frear a queda das ações da Petro, que diminuíram as perdas.
A situação na estatal ocorre em um dia de alta para o petróleo, que recua após declarações do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que reavivaram as preocupações de investidores. Segundo Zelensky, "é muito difícil negociar com a Rússia quando vemos o que eles fizeram na Ucrânia". Neste fim de semana, a Ucrânia acusou a Rússia de um suposto genocídio, depois de encontrar centenas de corpos de civis em região então ocupada por tropas russas.
Apesar do revés nas conversas entre Rússia e Ucrânia, as bolsas internacionais operam em alta. Nos Estados Unidos, o índice Nasdaq é destaque positivo em meio ao otimismo sobre o setor de tecnologia, após o CEO da Tesla Elon Musk adquirir uma fatia relevante das ações do Twitter. Os papéis da companhia disparam 25%.
O bom humor internacional se reflete no câmbio, com a queda do dólar contra moedas emergentes. O real, que já se valorizou cerca de 20% no ano, volta a ter o melhor desempenho, com o dólar cedendo mais de 1% nesta sessão.
Grande bancos, com 14% do índice, contribuem com o movimento de queda. Santander (SANB11) lidera as perdas, caindo 1,5%.
As maiores quedas ficam com BRF (BRFS3), CCR (CCRO3), e Qualicorp (QUAL3). Entre as maiores quedas também estão ações de varejistas, como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), que chegaram a disparar cerca de 30% nas três últimas semanas.
As ações da Vale (VALE3), com maior peso no Ibovespa, reduzem a queda do índice, subindo pouco mais de 1%. Siderúrgicas acompanham a Vale entre as maiores alteas do dia.