Invest

Ibovespa fecha em queda de 2,5% puxado por Petrobras; aéreas desabam

Ações da Azul e Gol caíram mais de 17%. Aversão a risco também derrubou bolsas globais, enquanto dólar ficou estável

Preço do petróleo chegou a bater seu preço máximo em mais de uma década (Germano Lüders/Exame)

Preço do petróleo chegou a bater seu preço máximo em mais de uma década (Germano Lüders/Exame)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 7 de março de 2022 às 18h36.

Última atualização em 7 de março de 2022 às 18h44.

Ibovespa hoje: o principal índice da B3 encerrou o pregão desta segunda-feira, 7, com queda de 2,52%, acompanhando as perdas de Wall Street em meio a temores de estagflação da economia global.

As preocupações de inflação aliada ao baixo crescimento da economia global cresceram após o petróleo brent tocar a máxima de 139 dólares neste início de semana. Sinalizações de que os Estados Unidos e países da Europa estariam preparando sanções ao petróleo russo motivaram a reação do mercado.

Na véspera, o secretário de Estado americano Antony Blinken declarou que a possível medida tem sido tema de "discussões muito ativas" com líderes europeus. Contudo, no final desta tarde, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não tomou uma decisão sobre proibir as importações de petróleo russo.

Refúgio de investidores em busca de commodities, a bolsa brasileira parecia que iria encerrar o dia com desempenho acima da média do mercado internacional. Contudo, na reta final do pregão, ficou em linha com as bolsas no exterior.

Após a disparada inicial, o preço do petróleo arrefeceu para 123,50 dólares à tarde, aliviando as quedas de bolsas internacionais. No mercado europeu, índices de ações que chegaram a cair mais de 3% no início do dia, fecharam a menos de 2%.

Contudo, cálculos da Reuters apontam que o DAX da Alemanha recuou mais de 20% em relação aos seus recordes de fechamento em 5 de janeiro, o que confirma níveis de "bear market". 

S&P 500 (EUA): - 2,15%
DAX (Alemanha): - 1,98%

Já o dólar fechou a sessão desta segunda-feira perto da estabilidade (+0,02%, a 5,079 reais) nesta sessão, após ter caído para 5,03 no início do dia. Segundo fontes da Reuters, a aversão global a risco provocada pela guerra na Ucrânia ofusca o impulso que a disparada das commodities tem fornecido à moeda brasileira.

Apesar da tímida valorização, o dólar acumula queda de 8,9% contra o real em 2022, com a divisa brasileira ostentando o melhor desempenho no ano entre uma cesta de mais de 30 pares de todo o mundo.

Destaques da bolsa

No campo positivo, ações da Vale (VALE3), com o maior peso do Ibovespa, subiram 3,04%, depois de o minério de ferro saltar 7% na bolsa de Dalian. A forte apreciação do petróleo, segundo a Reuters, ajudou a impulsionar a cotação do metal.

Gostaria de aprender a investir nas commodities do Brasil? Destrave o acesso gratuito para o curso da EXAME Academy e da B3.

Vale (VALE3): +3,04%

Bradespar (BRAP4): +3,60%

Rumo (RAIL3): +1,97%

Já as ações da Petrobras (PETR3/PETR4), que têm a segunda maior participação do índice, registraram queda de mais de 7%.

Investidores esperam que o Palácio do Planalto irá criar algum tipo de política para suavizar a elevação da gasolina, muito provavelmente via subsídio. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que a "paridade do preço internacional está errada" ao citar o preço do barril.

As petroleiras privadas PetroRio (PRIO3) e 3R (RRRP3), que dispararam mais de 10% na última semana, também registraram queda neste pregão.

3R (RRRP3): -0,83%
Petrobras (PETR3): -7,66%
PetroRio (PRIO3): -2,31%

Mas são as ações de companhias aéreas que lideraram as perdas do Ibovespa, chegando a registrar 18% de queda. O movimento, que afeta papéis do setor em bolsas do mundo inteiro, já vinha acontecendo nos últimos pregões e reflete o maior pessimismo quanto ao custo das aéreas diante da alta do petróleo.

Azul (AZUL4): -18%
GOL (GOLL4): -17,36%

De fora do Ibovespa, o principal destaque foram as ações da Saraiva, (SLED3), que chegaram a disparar mais de 30% antes da aprovação do aditivo ao plano de recuperação judicial da companhia, nesta tarde.

O movimento teve início após a página Titanium Small Caps, do Twitter, publicar trecho de documento que informa sobre a cessão de créditos do Banco do Brasil para a securitizadora Travessia, que substituiu o banco na votação.

Saraiva (SLED3): +26,20%

yt thumbnail

 

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesDólarIbovespaMercado financeiroCommodities

Mais de Invest

Banco Central adia lançamento do Pix parcelado para resolver vulnerabilidades no sistema, diz jornal

Ibovespa opera estável com PCE dos EUA no radar

Existe tabela de Imposto de Renda ideal? Entidades dizem que sim, mas não a proposta pelo governo

Ações de Azul (AZUL4) e Gol (GOLL54) disparam após comunicarem fim de negociações para fusão