Mercados

Ibovespa oscila pouco em dia de feriado nos EUA; MRV sobe

Principal índice exibindo pequenas variações em dia de feriado parcial nos Estados Unidos, e com o comportamento de alta das ações da MRV


	Bovespa: às 11h32, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,14%, a 52.178 pontos. O giro financeiro do pregão era de 623 milhões de reais
 (Paulo Fridman/Bloomberg News)

Bovespa: às 11h32, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,14%, a 52.178 pontos. O giro financeiro do pregão era de 623 milhões de reais (Paulo Fridman/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2013 às 10h51.

São Paulo- O mercado acionário brasileiro tinha o ritmo de negócios reduzido nesta segunda-feira, com seu principal índice exibindo pequenas variações em dia de feriado parcial nos Estados Unidos, e com o comportamento de alta das ações da MRV, que divulga os resultados após o fechamento, ajudando a impedir que o índice se firmasse em baixa.

Às 11h32, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,14 por cento, a 52.178 pontos. O giro financeiro do pregão era de 623 milhões de reais.

Apesar de os mercados acionários norte-americanos abrirem normalmente nesta sessão, feriado do Dia dos Veteranos, o segmento de títulos públicos e as agências do governo estarão fechados. Participantes do mercado esperam que a menor liquidez externa também reduza os negócios na bolsa brasileira. Por aqui, o Ibovespa rondava sua mínima em dois meses, atingida na sexta-feira, quando foi influenciado mais uma vez por preocupações com a situação fiscal do país e por temores de uma redução antes do esperado do programa de estímulos do banco central norte-americano após dados fortes do mercado de trabalho.

Indicadores divulgados no fim de semana sobre a inflação ao consumidor e a produção industrial da China, importante parceiro comercial brasileiro, influenciavam pouco os negócios.

"Os dados da China vieram mais ou menos em linha, então isso fez pouco preço. Amanhã, com o fim da reunião (de líderes do Partido Comunista), poderemos ter algum catalisador se sair no comunicado algo relevante, ligado a reformas no sistema financeiro", afirmou o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital.

No cenário corporativo, se destacavam os papéis da Vanguarda Agro, com a maior queda do Ibovespa, depois da produtora agrícola divulgar que teve prejuízo de 66,5 milhões de reais no terceiro trimestre, ante prejuízo de 17,1 milhões no mesmo período de 2012. A MRV Engenharia, por sua vez, tinha a maior alta do índice, antes de divulgar seus resultados trimestrais depois do fechamento do mercado. Em prévia operacional divulgada em outubro, a empresa informou ter atingido recorde de vendas para o terceiro trimestre. Light também avançava. A companhia de energia registrou alta de 44,1 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre na comparação anual, impulsionada pelo crescimento do mercado e redução nas provisões.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15